Faz um tempinho que eu estou querendo fazer um post seguindo os moldes da campanha do Marco Gomes, que também gerou o post do Diego Eis, e finalmente consegui um tempinho para expressar também a minha opinião nesse assunto! :)

Conheço muitas pessoas que fazem faculdade relacionada a programação, mas não aplicam o que estão vendo por lá, acham que já estão fazendo demais em ir para a faculdade e ficar lá no tempo em que o professor está falando…Ou seja, essas pessoas não estão indo a faculdade para aprender algo para colocar em prática, eles estão lá simplesmente para “passar de ano”.

As vezes não é nem tanto com faculdade também, tem pessoas que não fazem faculdade, querem ser programadores, mas tem aquele pensamento:

Ahh… Eu preciso de uma oportunidade para aplicar os meus conhecimentos

A internet está aí para isso! Você pode ter uma gama monstruosa de ferramentas para brincar se quiser, tantos livros gratuitos para aprender/melhorar sua programação, tantos projetos Open Source para contribuir, cursos on-line gratuitos para fazer, mas o sujeito quer “ganhar uma oportunidade” sem nem mesmo merecer ela.

Esse tipo de pessoa para mim não é programador!

Gostaria de aprender a fazer isso por que é muito foda, mas parece muito difícil, então vou fazer o XY que é mais zuadinho mas é fácil

Apertar parafusos também é fácil…Se as coisas fossem fáceis colocaríamos robôs para fazer…

Estou trabalhando na empresa XY mas já estou cansado de lá…Cansei de suporte técnico, eu quero é ir programar, mas sem experiência fica difícil

Vá e consiga sua experiência sozinho, faça um site e mostre quando for na entrevista, como que o cara quer ter experiência sem fazer nada….

Putz…Não conheço nada de Linux esse sistema é uma merda…

Esse é um candidato perfeito a ser um ótimo programador não é?!

Primeiro já caiu numa contradição, por que se ele não conhece nada, como sabe que é uma merda? E outras, não quer nem conhecer um sistema diferente onde ele terá suporte nativo a várias linguagens, e não só isso, só o fato de não querer aprender algo gratuito e importante para a carreira já faz dele uma pessoa pouco interessante!

Portanto, vamos a alguns pontos importantes:

Invista tempo em aplicar o que você aprende na faculdade, ou caso não faça faculdade, corra atrás de coisas para estudar e aplique elas também.

Procure coisas diferente para saber, afinal, quanto maior a sua gama de conhecimentos mais difícil será você dizer para alguem: “Não sei nem o que é isso”.

Desenvolva coisas úteis e mostre seus código na internet, isso ainda vai ser muito útil para você (tanto para aprendizado quanto para apresentação pessoal). ).

Para finalizar só quero frisar uma frase do post do Marco Gomes que émuito interesssante e resume muito a minha opinião:

“Você pode mudar sua vida, e até mudar o mundo, com o mesmo equipamento que usa pra ficar o dia inteiro no orkut trocando recadinhos com as peguetes”