Serviços legais de Março

Como vocês puderam perceber (ou não) eu não postei sobre os serviços legais de fevereiro e tenho um bom motivo para isso: Não achei nenhum serviço que valia a pena ser mencionado e não queria fazer um post enchendo linguiça! :P

O meu ultimo post foi sobre o Yahoo Open Hack 2009, e lá eu pude conhecer muita coisa legal, e ver outras nascendo de projetos lá mesmo! Por isso tenho informações legais para essa série novamente! ;)

Vamos lá:

YQL

O YQL, é um serviço do yahoo que ajuda o desenvolvedor que quer trabalhar com dados de vários lugares a não sei preocupar em aprender cada uma das API’s. O que o YQL faz é dar para o desenvolvedor uma linguagem muito parecida com SQL (um pouco mais limitada, mas lembra muito) para que o desenvolvedor possa fazer querys das informações que ele deseja de vários serviços. Grande parte dos serviços do Yahoo estão disponíveis utilizando YQL e você pode fazer vários testes utilizando o próprio console do YQL. Uma coisa legal é a posibilidade de criar algumas tabelas baseadas em dados de outros serviços, ou baseadas em .csv e outras coisas.

Enfim, vale muito a pena dar uma olhada.

Spaia.me

O spaia.me é um serviço bem legal para gerar widgets para seu site/blog. Ele faz buscas em serviços como o Twitter, Flickr, Del.icio.us e meme e traz os resultados referentes a sua palavra em um box “animado” por JQuery.

Esse gerador de widgets foi feito pelo Nuxlli e pelo Cipriani no Open Hack day! :)

Foursquare

O Foursquare é um serviço bem interessante para você postar sobre sua localização e fazer reviews dos lugares que você frequenta. Resolvi comentar sobre ele justamente por que comentaram comigo sobre ele no #brhackday e eu fui dar uma olhada na API, e vi os hacks legais que dá para fazer com isso. :)

JSFiddle

O JSFiddle é um lugar muito legal para testar Javascript. Ele te dá acesso a uma série de bibliotecas javascript (tais como JQuery, Prototype, Mootools e outras) para que você possa fazer testes e comparações de funcionalidade entre uma e outra utilizando o mesmo HTML / CSS. Aconselho muito o uso dela, principalmente se você está estudando uma biblioteca específica ou apenas quer saber se determinada biblioteca tem funcionalidades melhores do que a sua biblioteca preferida.

É isso ae galera! Espero que esses serviços sejam úteis para vocês! :)