Sempre aprender coisas diferentes

Estou começando a fazer meu TCC agora e resolvi brincar um pouco com LaTeX. Ja faz um bom tempo que eu queria brincar um pouco com ele, entender melhor como funciona e por que tanta gente usa ele e acha legal.

Eu tive um pouco de experiência com LaTeX quando estava ajudando a escrever o vimbook, mas não tive contato o suficiente por que entrei no meio do projeto e já estava tudo pronto, foi só seguir a estrutura.

O que eu achei interessante nisso tudo foi um dos comentários que eu ouvi: “Por que você não usa o Word, é bem mais fácil”. Eu não discordo que provavelmente é mais fácil no Word, apesar de você perder o log de alterações, não ter o arquivo distribuído automáticamente (como eu to fazendo com o Git) e outras coisas. Quem me conhece sabe que nem de Windows eu gosto, mas eu poderia usar OpenOffice e um template e tal.

O mais interessante nisso tudo é conhecer várias coisas, saber o que é bom e ruim ao invés de ficar coletando informações de algumas pessoas (que as vezes nem utilizaram para dar opinião) e utilizar isso como “conhecimento” da tecnologia.

Se você resolve perguntar para uma pessoa dessas se ela conhece textile, markdown, LaTeX ou qualquer coisa do genero, ele vai responder que não, ou seja, o maledeto só conhece o Word e considera isso a melhor ferramenta do mundo, não tem nem como argumentar sobre mais nada por que nunca usou.

Enfim, esse foi apenas um caso besta que aconteceu comigo, mas isso acontece com muita coisa, como programação por exemplo! Pessoas que só usam Java, ou só usam Python, ou só usam Ruby, ou qualquer outra, e vem falar da outra linguagem apenas se baseando no que ouviu falar, sem nem mesmo ter usado para sentir os problemas e as vantagens da linguagem.

E mais uma vez, esse foi só mais um exemplo, isso acontece muito ultimamente, pessoas que simplesmente querem “dar sua opinião” sobre uma coisa, independente se conhecem ou não essa coisa.

Se quer mesmo dar sua opinião, tenha pelo menos algum conhecimento prático (mesmo que seja básico) sobre o assunto, ou então STFU. :)

Old comments by: InFog, Mario Rinaldi, Geny Scaramuzzini | Not available anymore. :(