Rails Summit Latin America (Day 2)

Para quem não viu o meu post sobre o primeiro dia da Rails Summit, veja aqui! ;) E agora vamos ao segundo post sobre a Rails Summit! :)

Começamos o segundo dia de Rails Summit as 8:00, e logo no começo do dia tivemos alguns probleminhas técnicos com energia elétrica que logo foi contornado com um gerador ( esse evento escala! ). Tivemos a abertura do dia com o Fabio akita comentando sobre as palestras e dando recados gerais.

A primeira palestra foi dos caras da Phusion, Hong Li Lai e Ninh Bui, que deram uma palestra muito engraçada e explicativa sobre o Phusion Passenger.

Eles usaram animações, brincadeiras com a foto do Fabio Akita o que deixou a palestra muito divertida de ser acompanhada. Também comentaram sobre como é programar em Rails com várias brincadeiras com outras linguagens ( cofPHPcof ), comentaram sobre escalabilidade e outras coisas bem interessantes.

Tudo isso fora o Ninh Bui vestido de Darth Vader. :D

Após isso tivemos a palestra por vídeo conferência do Charles Nutter e do Thomas Enebo sobre Jruby.

Infelizmente tivemos alguns problemas técnicos de conexão o que deixou o nosso audio com um pouco de lag, e cortava um pouco a voz dependendo do momento, e isso fez com que minha atenção se dispersasse a todo momento, portanto não tenho muitos comentários para fazer sobre essa palestra. Mas foi bem interessante, com direito a um pequeno joguinho com OpenGl rodando.

A partir daqui começa o momento test no Rails Summit, pois a grande maioria das palestras são sobre tests, o que não é nada mal! :)

Primeiro temos a palestra do Jay Fields sobre tests e selenium, onde ele fala bastante sobre a importancia dos tests para se proteger de antigos bugs que podem voltar ou novos bugs que podem aparecer quando se implementam novas features. Ele comenta um pouco sobre selenium e outras coisas…Eu recomendo o post do Sylvestre Mergulhão sobre essa palestra.

Agora temos duas palestras consecutivas do David Chelimsky (mantenedor do Rspec) no auditório principal enquanto na outra sala temos Manuel Lemos e Vinucius Teles palestrando sobre “Os desafios de criar um caso de sucesso no Brasil” e “Empreendedorismo com RubyOnRails” respectivamente. Tinha que escolher novamente e preferi escolher as palestrar sobre testes e assisti as 2 do Chelimsky

O Chelimsky tem uma namorada brasileira, portanto ele consegue falar um pouco de português, mas ele decidiu dar a palestra em inglês por não ter fluência. Na primeira palestra tivemos o conceito de BDD, onde você escreve primeiramente os seus testes e eles vão “te lembrando” como continuar escrevendo o seu código. Os exemplos dados pelo Chelimsky foram bem didáticos e interessantes. Vimos User Stories, e uns exemplos na pratica utilizando Rspec. Foi passado um “conceito” de como fazer testes: Escrever um teste que falha, fazer o teste passar, refatorar o código procurando pelos famosos “Maus cheiros”. Já na segunda palestra ele extendeu a primeira e agora começou a falar mais sobre o cucumber, que parece muito interessante para usar!

Para mudar um pouco eu resolvi ir numa palestra sobre testes ( hehe ) dessa vez foi a palestra do Danilo Sato sobre “testes automatizados - TDD”, onde ele mostrou algumas ferramentas e deu algumas dicas sobre como ele começou com testes, sobre dificuldades, vantagens de testar, alguns problemas que você pode se deparar e possíveis soluções para os mesmos, comentou sobre os “maus cheiros” dos testes, fez algumas recomendações bibliográficas interessante alem de comentar tambem sobre MOCK e Synthesis tambem.

Agora tivemos a palestra do Luis Lavena que é o criador do One-click-installer para windows, que veio falar sobre produtividade trabalhando em rails com windows e outras questões tendo o windows como base.

Enquanto isso tínhamos uma palestra sobre Jruby com o Fabio Kung na outra sala.

Nesse momento eu decidi não participar de nenhuma das duas e fiquei conversando com os Railers que estavam reunidos lá fora prontos para gravar um vídeo-cast que no fim das contas após mais de 30 minutos de “gravação” descobrimos que não estava gravando, portanto a única parte do vídeo que temos é a apresentação da galera. ¬¬ Mesmo com esse pequeno problema com a não gravação do vídeo, foi muito interessante interagir com os Railers e conhecer pessoalmente toda essa galera que eu só conhecia por nickname ou e-mail.

Tivemos agora uma propaganda da Sun (que é um dos patrocinadores do evento) sobre Open Souce comentando sobre a plataforma Java, OpenSolaris e outras questões ligadas a Open Souce, que não deixou de ser interessante! :)

Chegamos ao momento da ultima palestra do evento, dada pelo Obie Fernandez (que lembra bastante o Jack Black nas fotos), que foi muito interessante !!

O Obie comentou sobre a HashRocket e seus meios de trabalho. Explicou os métodos de desenvolvimento ágil que eles utilizam, como funcionam os seus meios de negócio, seus meios de contratação e suas diversões!

Achei muito interessante o meio que ele diz usar para contratar, que é chamar a pessoa para trabalhar na empresa por uma semana e assim descobrir se ela é boa mesmo para trabalhar lá ou não. Achei muito interessante e gostaria que coisas desse tipo tambem funcionasse aqui no Brasil, mas infelizmente as coisas são bem diferentes por aqui, tanto por questões contratuais como por outras questões tambem.

Outra coisa que ele comentou que eu achei muito interessante foi o enfoque em se divertir apesar de estar no trabalho, estamos fazendo o que gostamos e temos que ter bons momentos! Achei legal as fotos das festas com todo mundo pulando na piscina e tal, acho que isso que realmente faz uma equipe motivada!

Realmente o Obie fechou com chave de ouro o Rails Summit 2008! :)

Considerações final da Rails Summit

O evento terminou rendendo um projeto no GitHub que já tem várias contribuições! :P

Espero que seja o primeiro de muitos e que eu possa estar presente em todos os subsequentes!

Meus parabéns ao Fabio akita que foi o organizador principal do evento e correu bastante para que tudo isso se tornasse realidade! E parabens a Locaweb por contribuir para esse projeto!

Old comments by: Raul Souza Lima | Not available anymore. :(