Opera Unite

Hoje é o dia em que o pessoal da Opera falou que iria reinventar a web, e o que eles fizeram foi lancar o Opera Unite!

A idéia do Opera Unite é tornar a internet mais interligada, fazendo com que você consiga compartilhar arquivos, conversar com amigos e outras coisas apenas usando o browser.

Eu nunca utilizei Opera ( não por que eu sou contra, e sim por que eu nunca precisei e sempre estive confortável com o Firefox, principalmente para desenvolver ), mas achei interessante a campanha de marketing e a idéia deles com esse novo produto. Muitos disseram que isso não era reinventar a web ( realmente fo um pouco de exagero de marketing…hehe ), mas eu acho que isso pode revolucionar muita coisa, só pela nova idéia mesmo! Quem sabe daqui a pouco tempo tenhamos nossos browsers participando bem mais da web.

O que o Opera Unite traz

  • Fridge - Adicionar notas no estilo Post Its
  • Media player - Para compartilhar suas musicas, você apenas ativa ele no Opera e ele abre uma página compartilhada onde você pode apenas clicar e ouvir! =)
  • Web Server - Para compartilhar páginas HTML! É possível criar um index.html e compartilhar ele, assim você terá uma página sendo que seu computador será a hospedagem.
  • Photo Sharing - Para compartilhar os seus albuns de foto.
  • The Lounge - Ferramenta para hosting de um chat, bem interessante por sinal.
  • File Sharing - Para compartilhamento de arquivos ( obviamente )

Todos os serviços são protegidos por senha assim que são disponibilizados para manter a sua privacidade, mas você pode deixar publico se quiser. Os serviços tambem vem desabilitados por default quando você instala o Opera, mas é facil habilitar:

Após instalar o Opera você verá no canto inferior esquerdo um ícone parecido com um ventilador, após clicar nele você verá um assistente para criar uma conta no Opera.com e habilitar os serviços no Unite ( é simples ).

Considerações finais

Eu gostei bastante da ideia do pessoal do Opera, e acho que traz bastante interatividade para a internet. Talvez aqui no Brasil ainda não seja uma realidade um compartilhamento entre computadores bom usando a internet devido as nossas conexões, que na maioria das vezes não é rápida o suficiente para dar uma boa impressão para o serviço.

Parabéns a equipe do Opera pela inovação! :)

Old comments by: CrociDB, Rafael Masoni | Not available anymore. :(