Fora IE6

Já está mais do que na hora de eu fazer um post sobre isso, e acho que não há momento mais propício do que esse afinal, até o Google já está dando alertassobre isso no Gmail. Sabemos que o Gmail é não é o serviço mais acessado do Google, mas isso já é uma grande ajuda para alertar os desavisados que esse navegador já passou da hora de deixar de existir, e quem sabe num futuro talvez distante ( espero que não tão distante assim ) o google resolva fazer algo parecido com o Orkut! :)

Há muito na internet sobre o quanto o IE6 é ruim, e minha opinião não difere muito da opinião dita em posts como o do Fabio Akita, ou do Canha por exemplo ( O logo ao lado foi tirado do blog do Fabio Akita todos os créditos para ele! ).

Muita gente que me conhece pode dizer:

Ahhh….vc não gosta da Microsoft e fica fazendo propaganda de browsers Open Source

Mas na verdade não é somente por isso…Mesmo que vc vá continuar com o IE (não recomendado, mas menos mal), pelo menos atualize para uma versão mais recente, pois usar o IE6 hoje em dia é completamente inaceitável!

Alguns ainda tem a audácia de me perguntar o por que de eu ser contra o IE6 e aqui vão alguns argumentos completamente lógicos para o fato:

  1. É um produto desatualizado que já tem uma versão mais nova lançada e outra no forno para sair sei lá quando
  2. É um produto que foi lançado numa época em que ele precisava estar na frente para bater outros navegadores, portanto não estava nem aí para padrões, bom desenvolvimento ou qualquer outra boa prática que pudesse existir.
  3. Você que usa IE6 não sabe o mal que está fazendo para tantas pessoas que trabalham com internet e precisam perder preciosas horas do seu dia para ficar fazendo hacks para que seu site ( que segue os padrões de desenvolvimento para internet, bem documentados aqui ) funcione num produto desatualizado que deveria ter sumido já.
  4. Ele dá um grande break na evolução das tecnologias, pois muitas das coisas legais que os desenvolvedores querem fazer ( transparencia por exemplo precisa colocar Hack bizarro para funcionar no IE6 ) devem ser pensadas e repensadas, pois pode não funcionar legal no IE6, e seu chefe com certeza não vai deixar você colocar no ar algo que não funcione legal no IE6, por que ainda tem uma grande massa que usa isso.

Já ouvi argumentos de pessoas que gostam do visual do IE6, que é totalmente aceitável, afinal, qualquer pessoa pode usar o que acha mais legal, bonito, fácil.,ou sei lá o que consideram, mas se for somente por isso você pode seguir a dica que o canha deu no post dele:

No Firefox, inclusive há um tema que se parece com o IE6 para você não se sentir perdido. E o melhor: todos estes navegadores possuem versão em português.

Eu estou fazendo a minha parte para começar o ano bem e estou instalando aqui no meu blog um plugin para alertar os usuários desse software antigo para atualizar para algo melhor.

Não sabe como fazer? Veja aqui os links para instalar um browser diferente:

Acho que consegui dar motivos o suficiente para você trocar de browser, se ainda tem alguma coisa que você usa não terá em outros browsers, me avise que farei o possível para encontrarmos uma boa solução para isso.

Old comments by: Sérgio Neves, Magnun, Aless Lopes, Magnun, Ulisses, Ulisses, Webier, Ulisses, Ulisses, Magnun, Bozo | Not available anymore. :(