Facilitando a instalação de pacotes no Slackware

Estava escrevendo outro post e chegando em um ponto onde eu instalaria um pequeno Software utilizando o SlackBuilds me fez escrever esse post sobre algumas facilitações de instalação para Slackware.

Nesse post eu vou referenciar 4 facilitadores para instalação de pacotes no Slackware: SlackBuilds, LinuxPackages, Slackpkg, Slapt-get e Checkinstall.

SlackBuilds

Primeiramente vou comentar sobre um dos que eu mais uso e que mudou a minha vida ( heheh ), que é o SlackBuilds!

SlackBuilds são scripts que facilitam a instalação de softwares diretamente pelo seu fonte, ao invés de usarmos o velho ./configure && make && make install.

Quando eu preciso instalar algo, o primeiro lugar que eu visito é o site do SlackBuilds para procurar se tem o que eu estou procurando, depois procuro em outro lugar.

Para usar o SlackBuilds é simples!

  • Primeiro você encontra o seu pacote no site.
  • Agora você faz o download do pacote do SlackBuilds, que geralmente está no formato nomeDoPacote.tar.gz
  • E faz o download do source do que você vai instalar, que geralmente está no formato: nomeDoPacote-versao.tar.gz
  • Agora você descompacta o seu pacote SlackBuilds da forma tradicional: tar xvf nomeDoPacote.tar.gz
  • Agora ele criou uma pasta do seu SlackBuilds com o nome de nomeDoPacote.
  • copie os fontes para a pasta do seu SlackBuilds: cp nomeDoPacote-versao.tar.gz nomeDoPacote
  • Agora entre na pasta do seu SlackBuilds: cd nomeDoPacote
  • E como root execute o seu arquivo de SlackBuilds: ./nomeDoPacote.SlackBuilds
  • Se tudo der certo nesse passo (pode ser que tenha alguma dependência, o que fará você tentar novamente o passo 1 para a dependência) ele vai compilar tudo para você e vai gerar um pacote .tgz do Slackware no seu /tmp ! :)
  • Agora é só correr para o abraço! Acessar o seu /tmp e instalar o pacote com o bom e velho installpkg

Linux Packages

Como segunda opção para facilitar a instalação no Slackware temos o Linux Packages que tem muitos pacotes tgz para você baixar e instalar facilmente com o gerenciador de pacotes do Slackware.

Slackpkg

Para instalações mais automatizadas temos também o Slackpkg que foi criado pelo Piter Punk como um script para atualização de pacotes mais facilmente quando surgiam exploits ou bugs, e acabou se extendendo a instalação de pacotes e outras features interessantes.

Eu utilizo o Slackpkg para atualizar pacotes e para instalar pacotes padrão da distro, e para isso é muito bom, mas não pense que ele vai instalar aquele pacote xyz que você estava procurando, pois ele não é um apt-get.

Slapt-get

Slapt-get (pode-se fazer o download no Linux Packages), esse sim tenta ser um apt-get! Ele faz quase as mesmas coisas que o apt-get faz, mas não resolve dependencias.

Ele tambem tem um arquivo de mirrors que fica localizado em /etc/slapt-get/slapt-getrc. E em termos de comandos não muda muito do apt-get, e você pode usar o slapt-get --install nomeDoPrograma ou slapt-get --update.

Checkinstall

O checkinstall é utilizado para quando você estiver instalando um programa a partir do seu fonte você possa gerar um pacote da sua distribuição no final da instalação e instalar por ele, assim você terá mais controle pelo seu gerenciador de pacotes e tambem para que da próxima vez seja mais fácil instalá-lo.

A instalação segue padrão até o momento final:

$ ./configure
$ make

E agora ao invés do nosso # make install usaremos:

# checkinstall -S

E assim ele vai criar um pacote Slackware no diretório e instalar. :)

Bem isso é só para dar uma idéia do que se pode fazer para deixar suas instalações do Slackware mais rápidas.