Campus Party 2009

Como sabem eu estive na Campus Party nessa ultima semana, e consegui aproveitar bastante do evento, apesar do monte de coisas que estão acontecendo na minha vida e a correria toda de trabalho, curso e outras coisas.

Segue um pequeno resumo do que pude ver por lá:

Segunda-feira dia 19/01/2009

Cheguei no evento mais ou menos as 15:00 e consegui entrar rapidinho… Já armei a minha barraca (vide fotos) e deixei algumas coisas por lá para não ficar carregando, e fui conectar na internet que ainda estava bem precária que só funcionava em algumas mesas. Fiquei pouco tempo acessando a internet, pois tive que fazer a minha peregrinação diária de ir para a USP para fazer o curso de verão de tópicos de programação.

Voltando do curso (mais ou menos 23:00), após passar em casa volto para cá para ver como estão as coisas, e ainda consegui ver a abertura do evento, com direito a Serra, Kassab e o Tim Berners Lee!

Após todas as festividades fiquei esperando as primeiras atividades que supostamente começariam 1:00, mas não vi nada de diferente e continuei na minha mesa até umas 2:30 mais ou menos quando resolvi me recolher para a minha barraca e dormir.

Foto de várias barracas azuis da campus party montadas

Veja aqui as fotos do dia

Terça-feira dia 20/01/2009

Acordei as 8 da manhã para ver a palestra do Fabio Akita sobre ecossistema RubyOnRails e até fui mencionado por ele quando ele falou sobre o Rubylearning (obrigado Akita!). Foi uma palestra bem legal falando dos mitos do Rails, mostrando um pouco de código e tudo mais…para quem não conhece o Rails foi uma geral bem legal.

Depois da palestra fui conversar com o Fabio e ficamos um bom tempo batendo papo enquanto conhecia a equipe da Locaweb ( inclusive o @locaweb_reply ! haha ). O pessoal da Locaweb estava com uma camiseta bem legal com os dizeres:

1F U C4N R34D 7H15 U N33D 70 G37 4 L41D

Tentei de toda forma ganhar uma, até por que era a camiseta de Linux da Locaweb, mas no fim das contas não consegui e fiquei somente com uma revista mesmo.

Consegui começar a aproveitar a internet, fazer uns downloads e ver uns vídeos! :)

Depois comecei a procurar (ou não) e encontrar uma galera legal, como o agaelebe e o Mario Rinaldi da fundação Mozilla no Brasil.

Sai na hora do almoço e fui para casa (sim, estou almoçando e tomando banho em casa, já que moro perto daqui, então estou apenas dormindo aqui por diversão), quando voltei ja era 16:00, e ainda consegui assistir a apresentação sobre Podcasts com Maestro Billy, Mellancia, Jovem Nerd, Azaghal, Dani Brau e Guilherme Felliti, que por sinal foi bem interessante! No final ainda consegui tirar uma foto com o Alottoni e uma com o Azaghal ( e nessas fotos estou comprovando que não sei sorrir. :))

Ahhh! Outra coisa legal que consegui foi além de conhecer o Karlisson, ainda consegui tirar uma foto com a celebridade criadora do nerdson.

Encontrei tambem meio que de passagem a Bruna Griebeler quando eu estava chegando e ela saindo…Deu para conversar bastante ainda com o pouco tempo que tinha. :)

Chegando aqui tarde novamente, percebi que perdi a palestra sobre desenvolvimento de games com C++, que é uma das coisas que estou estudando… Tive 2 notícias, uma boa e outra ruim… A boa era que iam ter palestras de desenvolvimento de games a semana toda! (uhuuu) e a notícia ruim é que cai no horário do curso de verão (duuuhhh), portanto não vou conseguir assistir nenhuma.

Foto com o Fabio Akita palestrando sobre Rails

Veja aqui as fotos do dia

Quarta-feira dia 21/01/2009

Peguei um HD externo de 40Gb para fazer download de umas coisas para um colega meu, e descobri o DC++ que o pessoal estava usando aqui internamente, o que deixa o compartilhamento de arquivos com uma velocidade monstruosa, e comecei a encher o meu HD que estava com 160GBs livres ( fora o HD externo de 40 ).

Assisti uma palestra sobre SEO, que foi bem interessante apensar do som que estava horrível de ouvir por causa dos outros sons que estavam em volta e o volume do som dessa area que estava muito baixo.

Assisti a palestra do Luciano Ramalho ( presidente da associação Python Brasil) sobre Python (obviamente), que apesar de alguns problemas com o projetor, foi interessante e mostrou várias coisas diferentes. Após a palestra ainda consegui conversar com o Luciano um pouco (já fiz um curso de Python ministrado por ele na Impacta).

Assisti a ótima palestra do Manoel Lemos do Blogblogs, que falou sobre a infra-estrutura do blogblogs e do Brasigo ( vide fotos), que foi crescendo aos poucos, assim mostrando um case de sucesso que começou simples e aos poucos foi crescendo com inteligencia. Na minha opinião essa palestra é ótima para desenvolvedores Rails (e não Rails também) que tem aplicações que podem crescer rápidamente e precisar de uma mudança de estrutura para continuar prestando um bom serviço.

No final da palestra apareceu um slide dizendo “estamos contratando novos Jedis”! Isso muito me interessa! ;)

Assisti no CPLabs uma apresentação sobre o OpenVC, que é uma biblioteca C++ para trabalhar com webcam, que é muito interessante! Dá para captar movimentos e fazer várias coisas divertidas! Na palestra foram apresentados vários vídeos legais.

O mais legal do dia foi ter cumprimentado e tirado

uma foto com nada mais nada menos que John “Maddog” Hall!! Sim, ele mesmo, o do software livre e diretor executivo da Linux International!

Finalmente hoje encontrei a Bruna Griebeler novamente, mas como sempre na saída de um dos dois, mas dessa vez er a minha (estava saindo para almoçar em casa), mas após ficar batendo papo, aproveitamos para fazer inscrição para ganhar um domínio grátis por um ano no stand do IG! E acabei indo almoçar as 16….hahaha

Após voltar do curso da USP, tive que começar a me focar nos exercícios para entregar na quinta feira (sim…é amanhã), portanto fiquei até as 3 da manhã trabalhando nisso, e só não fiquei mais por que estava muuuuiiitooo frio, portanto preferi ir para a minha barraca quentinha. :P

Foto das mesas com e pessoal sentado usando os computadores

Veja aqui as fotos do dia

Quinta-feira dia 22/01/2009

Acordei um pouco mais tarde e tirei o dia para mexer nos exercícios, portanto fiquei pouco na Campus Party.

Hoje, além do Mario Rinaldi que resolveu aparecer novamente (ele tem o poder de desaparecer… hahha ), o Marcelo Castellani do guru-sp apareceu por aqui também, o que rendeu a única foto do dia com uma qualidade horrível.

Conversando com o Rinaldi eu consegui pegar a minha camiseta do Mozilla Firefox ( melhor navegador do mundo! haaha ), e de quebra conheci outro cara da fundação Mozilla, que é o Bruno Magrini! :)

Depois disso tive que resolver uns problemas e terminar uns exercícios em casa para ir para USP.

Depois de resolver mais problemas volto ao campus party para escrever no blog até as 5 da manhã, estudar C para a USP (por que tenho prova na segunda feira) e baixar trecos legais! :)

Foto escura de algumas pessoas mexendo no computador

Veja aqui as fotos do dia

Sexta-feira dia 23/01/2009

Sexta feira foi um dia legal por aqui! já menos preocupado com a lista de exercícios (mas preocupado com a prova de segunda), eu consegui fazer bastante coisa, conversar com várias pessoas, e tudo mais.

Encontrei o pessoal do Guanabara.info!

Conversamos com o Gustavo Guanabara, demos uma volta pela feira, vimos como são feitas as pautas do Podcast, conhecemos o Kaue Linden da HostNet (que por sinal é muito gente boa!), ganhei uma camiseita do Guanabara.info e uns adesivos! Foi bem divertido encontrar essa galera e conhecer o Guanabara pessoalmente. :)

No fim das contas ainda fiquei pouco tempo por aqui (das 19:00 as 22:00), mas valeu a pena!

PotHix e gustavo guanabara

Veja aqui as fotos do dia

Sábado dia 24/01/2009

Após ficar até as 4 da manhã estudando na casa de um amigo, durmi um pouco e vim direto para cá! :)

Encontrei o Marcelo Castellani do guru-sp, e ficamos um bom tempo batendo papo com o Fabio Akita, e isso se tornou o segundo encontro do guru-sp ( que estava marcado aqui na Campus Party)! :)

Após as conversas eu peguei minha camiseta do Guru-sp com o Marcelo e fiquei com as camisetas do pessoal que talvez iria aparecer por aqui, e consegui entregar uma para o Ricardo Yasuda ( Shadow11).

Assisti um pedaço da palestra do Karlisson sobre quadrinhos, onde ele mostrou algumas particularidades das imagens, e fez uma tirinha durante a palestra ( infelizmente cheguei tarde para ver essa parte ).

Assisti um pedaço da palestra sobre app engine do pessoal do GruPy, que foi bem interessante! Eles trouxeram palestrantes internacionais para falar sobre app engine, e o assunto foi bem legal para quem não conhece o app, está afim de brincar com Python e quer uma boa estrutura para deixar sua aplicação gratuitamente! :)

E teve várias outras palestras legais que eu gostaria de assistir, mas infelizmente eu só posso estar em um lugar ao mesmo tempo ( acho que eu preciso da filosofia “Fork you” do GitHub…haha ), portanto não pude assistir outras como a de Desenvolvimento de games com C++…

Tinha planejado ir para casa e depois ir para a casa de um amigo estudar a madrugada toda novamente, mas no fim das contas acabei ficando na Campus Party mesmo por vários motivos, e foi bem divertido ficar lá papeando e se divertindo com o Pessoal da Moz-br (Clauber-halic, Bruna Griebeler, Hermano Silva e Mario Rinaldi, o Karlisson e o InFog (vejam nas fotos).

Teve uma coisa que precisa ser comentada! Teve dois caras correndo pela Campus Party nesse dia, um vestido de PacMan e o outro vestido de fantasma com uma sirene! hahahaha! Parabens ao cara que pensou nisso, por que foi muito criativo, pena que não tenho as fotos.

Desmontei minha barraca e saí de lá as 6 da manhã mais ou menos. ;)

Akita, Castellani e PotHix

Veja aqui as fotos do dia

Considerações finais

A Campus Party para mim terminou no Sábado, mas domingo a area Expo ainda estava aberta para visitas, mas resolvi não aparecer por lá já que na area Expo não tinha muita coisa.

Gostei bastante do evento! Considerei como uma aventura, passar uma semana dormindo fora ( durmindo pouquíssimo e sem horário certo hehe ), acessando a internet rapidíssima, comendo pouco, estudando, fazendo networking e se divertindo!

Conheci muitas pessoas legais (e outras que pensei que fossem legais e nem são), me diverti bastante, tirei fotos legais, preparei caminho para o futuro ( se acontecer algo eu postarei ), baixei muita coisa ( 200GB), gastei uma graninha com estacionamento e refeição e estou bem mais tranquilo para voltar ao trabalho depois de uma semana fazendo coisas que eu adoro (programar, conversar sobre tecnologia, acessar a internet).

Tiveram coisas bem legais acontecendo por lá e outras que não foram tão legais, mas é claro que todos os eventos tem seus defeitos, e esse evento para mim foi muito bom!

No fim das contas…pretendo voltar lá ano que vem! :D

Old comments by: Karlisson, Phoenix, MarioRinaldi | Not available anymore. :(