A facilidade do Ubuntu

Deixa eu explicar aqui para quem estou destinando esse post. Esse post é destinado a algumas pessoas que costumam me perguntar se o Linux é difícil, se ele vai conseguir mexer nele se instalar, se Linux é melhor que Windows e outras perguntas derivadas disso, portanto se você já tem conhecimentos em Linux e já usa Linux esse post só vai servir para você passar para seus amigos que não usam, pois é bem básico.

Depois de comprar meu notebook e instalar o Ubuntu nele eu decidi fazer esse post para acabar com aquela idéia das pessoas de que Linux é difícil, que não faz nada, que nada funciona e etc.

Bem, eu sempre gostei de utilizar o Slackware (e ainda é minha distribuição principal) e realmente Slackware não é distribuição Linux para qualquer um…Você não pode dar um Slackware na mão de um usuário final e falar para ele que é fácil, e talvez essa seja a visão que os usuários de Windows tem do Linux.

Estou usando o Ubuntu faz mais ou menos uns 2 ou 3 meses, e muitas vezes já me surpreendi com a facilidade de se fazer as coisas nele! Mesmo um usuário final faria as coisas com uma facilidade espantosa bastando apenas que ele queira conhecer coisas novas.

Alguns Exemplos

Instalando impressora

Estava eu precisando imprimir um documento e já pensei… Configurar a impressora vai ser Punk, mas vou tentar. Procurei nos menus do Gnome e vi um “Printers” em:

System > Administration > Printers

E lá eu clico em “New” ele vai identificar todas as impressoras que você tem na rede e plugadas no seu computador e te mostrar uma lista de drivers para que você escolha qual utilizar.

Ou seja…Não tem dificuldade nenhuma.

Instalando programas

Muitos usuários tem medo do terminal, e alguns se atrevem a dizer que é regredir muitos anos (eles são criativos ;)), mas o terminal te facilita muita coisa em diversas tarefas rapidamente.

Podemos instalar novos programas rapidamente pelo terminal com um simples comando! Digamos que queremos instalar o Inkscape para brincar de fazer uns desenhos vetoriais, é moleza:

$ sudo apt-get install inkscape

Pronto! Ele vai te dar informações sobre o pacote e perguntar se você quer mesmo instalar o pacote que ele mostrou as informações ( caso tenha digitado errado não instalar um pacote qualquer ), e é só responder Y que ele vai instalar e deixar o programa prontinho para usar!

Atualizando a distribuição

Além das atualizações normais que ele faz diariamente (obviamente é facilmente configurável) tambem faz automáticamente as atualizações de distribuição!

Pouco tempo atrás foi lançado o Ubuntu 8.10, e eu como tinha o Ubuntu 8.04, pensei em atulizar, e eis que surge uma atualização de distribuição automáticamente no meu gerenciador de pacotes, perguntando se eu gostaria de ir para a outra versão! :)

Obviamente é um processo demorado, pois são muitos pacotes para atualizar (no meu caso foram mais de 1300), portanto muitos MBs (no meu caso mais de 900) e muitos pacotes para instalar.

Tirando o tempo de download, pois depende muito da sua velocidade de banda, ele instalou todos os pacotes em 20 minutos! E foi só reiniciar (afinal foram mais de 1300 pacotes atualizados) para que eu tivesse as ultimas atualizações da distribuição funcionando no meu notebook.

Interface

A interface do Ubuntu é bem facil de manipular, você pode arrastar atalhos para suas barras, usar alguns efeitos divertidos como deixar as janelas se motimentando como se fossem feitas de gelatina, configurar o que deve e o que não deve aparecer para você no seu menu e etc.

Não se familiarizou com a interface do Ubuntu? Ok, isso pode acontecer, então você pode não usar o Gnome (interface principal do Ubuntu) para usar o KDE (Interface principal do Kubuntu), é só você instalar o Kubuntu ao invés do Ubuntu para que você já tenha uma interface diferente para utilizar.

Aplicativos para escritório

O Ubuntu já vem com ferramentas para suas edições simples, como processador de texto (writter), Planilhas (calc) e criador de Slides para apresentação (presentation) para que você possa fazer suas ações simples de escritório facilmente. Ele tambem traz um aplicativo para você receber todos os seus e-mails no seu computador e poder lê-los offline após baixar (evolution).

O Ubuntu já traz por padrão um aplicativo de Lista de taferas (todo list) para que você possa gerenciar suas tarefas facilmente e se organizar melhor.

Lembrando que esses são apenas os aplicativos nativos, mas você pode instalar facilmente outros programar para Linux com um simples sudo apt-get install ;)

Vídeos e musicas

Você pode facilmente ouvir suas musicas e ver seus vídeos preferidos no Linux usando alguns programas a parte como o amarok e o gxine ou o mplayer, apenas usando o seu padrão apt-get install para instalar, nada de sair procurando aplicativos, baixando e depois instalando. ;)

Você provavelmente vai precisar de uns plugins para assistir os seus vídeos dependendo do formato deles e isso depende do seu player e do tipo de vídeo, mas nada muito difícil de se conseguir! =)

Internet

O que você usa está na internet? Você usa o internet explorer no seu sistema? Saia do lado negro pelo amor de Deus! :P

O Ubuntu já vem com o Firefox instalado e é tudo facinho para utilizar. Você pode acessar a grande maioria dos sites da internet normalmente, e se por um acaso você encontrar um site que você não consiga navegar com o FIrefox você pode usar a

extensão User Agent Switcher do Firefox e ele vai renderizar a página como se fosse um internet explorer para que você possa navegar. Mas se isso realmente acontecer faça um favor para toda a internet e envie um e-mail para o criador desse site reclamando dos seus problemas, pois pelo visto ele não está nem pensando em muitas pessoas.

Precisa usar o MSN? Moleza! Só usar o Kopete, o Pidgin, o aMSN ou qualquer um dos outros vários que tem para esse serviço! Mas…Quer uma dica? Use outros serviços bem mais interessantes como o do Gtalk (que pode ser configurado no Pidgin e no Kopete) ou até mesmo o Skype (que pode ser instalado com apt-get install :P )

Fotos

Quer manusear suas fotos, fazer modificações, disponibilizar elas na internet? Isso é tudo moleza no Ubuntu!

Se você gosta de ter um programa para gerenciar suas fotos, criar alguns, colocar tags, fazer upload para a internet e mais um monte de coisas, é só usar o Picasa (adivinha como instalar ele? Sim! apt-get install) que é um das dezenas de serviços do Google e portanto fica vinculado com a sua conta do Google (Gmail, Orkut ou outros) e suas fotos ficam na internet se você quiser , pois podem ficar apenas no seu computador tambem.

Tirou uma foto e ela não ficou legal? Basta dar uma pequena alterada usando o GIMP, que é um manipulador de imagens bem interessante para se conhecer, e é claro que é gratuito e Open Souce. ( preciso dizer que é facil de instalar? )

Jogos

Esse tópico é um pouco contraditório com o que você deve estar esperando, pois você não vai encontrar o seu

GTA San Andreas, The Sims, Spore (ou seja lá o que for que você jogue em outro sistema operacional) em versão oficial para Linux. Até podem existir versões portadas dos seus jogos para Linux ou utilizando Wine (pode ser baixado por apt-get para variar um pouco) que roda programas de Windows no Linux, mas o Wine ainda não está perfeito e não vai ser qualquer jogo que vai rodar facilmente com ele…:/

Em compensação o Linux tem alguns jogos nativos que são legais, obviamente não tanto quando outros jogos e não em maior quantidade, mas eles existem! :)

Tem um post muito legal no Techforce que fala de alguns modos para rodar jogos no Linux, alguns jogos que tem versão para Linux e outras coisas bem interessantes.

Se você é um gamer que seu computador se tornou um vídeo game, agora ainda não é seu momento com Linux, mas quem sabe ele virá! ;)

Bem…Tentei mostrar acima muitas coisas simples que as pessoas utilizam e podem fazer normalmente (e facilmente) no Linux, apenas para mostrar que o Linux tem ferramentas para você fazer as coisas e tem coisas interessantes, mas ainda precisamos assumir essa mudança de paradigma e mudança de conceito para decidirmos aprender mais coisas e ver como é legal outras coisas que nem lhe passavam pela cabeça que existiam.

Se tiverem alguma dúvida é só postar nos comentários, que farei o possível para responder.

Old comments by: Junior, Andre | Not available anymore. :(