Aqui estou eu mais uma vez para falar mais uma das maluquices que eu fiz um bom tempo atrás mas não tive tempo de postar.

Primeiramente eu vou falar o que muita gente já falou muito bem, que é sobre screen e pair programming. Mas vou dizer como funcionou para mim. Alguns posts que eu li antes e depois de começar a brincar com screen e pair programming, e que eu gostei:

Primeiramente vamos começar com umas dicas do post do caike:

Para mim foi necessário alterar as permissões do Screen:

sudo chmod +s /usr/bin/screen
sudo chmod 775 /var/run/screen

Agora é só seguir a velha receita dos dois posts:

Primeiro usuário:

  • O primeiro usuário acessa o computador host via ssh
  • executa o comando screen -S nomedoscreen

Segundo usuário:

  • Acessa o servidor com o mesmo nome de usuário/senha do primeiro
  • executa screen -x

Pronto! As duas pessoas estão compartilhando a mesma tela agora e podem usar o Vim para programar (claro, qual outro editor seria, não!?).

Nunca consegui utilizar o screen multiusuário (como mencionado no post do caike) mas isso não é um grande problema. :)

Como eu usei

Primeiramente fiz um pair programming normal com o @mateuslinhares, onde nós dois ficavamos no mesmo screen conversando (estavamos há menos de 2 metros de distância), e cada um com seu teclado, podendo intervir a qualquer momento. Isso foi legal por que não precisávamos ficar dividindo espaço de um mesmo monitor ou de um mesmo teclado, e ainda driblava outros problemas que tínhamos na época.

Uma nova idéia

Na época desse pair programming estavamos com uma task grande e trabalhosa, mas podia ser feita individualmente, e provavelmente seria mais produtiva do que em pair programming, mas tinha uma particularidade muito interessante. Cada um de nós conhecia melhor uma parte do sistema, portanto, se mantivessemos contato contínuo isso ia acelerar o trabalho, pois precisávamos alterar/retirar algumas coisas que podiam ou não ser importantes para o sistema como um todo. Levando tudo isso em conta me surgiu uma idéia:

Por que não fazer tudo com um “semi pair programming”, onde cada um trabalhava no seu computador mas visualizando a tela do outro em um split.

Tanto eu como o @mateuslinhares estamos acostumados a separar o nosso vim em vários splits verticais e horizontais, ou seja, um split vertical do screen não seria o problema.

O que fizemos

Decidimos então seguir o seguinte script:

Setup das duas maquinas:

  • Vim
  • Screen
  • Um usuário em comum
PotHix :
  • com o usuário compartilhado executa um screen -S pothix na sua maquina
  • Abre um novo split no screen com o comando ctrl+a s
  • Nesse novo split acessa a maquina do Mateus e executa screen -x para acessar o screen que o @mateuslinhares criou na maquina dele
  • Volta para o split anterior e trabalha normalmente
@mateuslinhares
  • com o usuário compartilhado executa um screen -S mateuslinhares na sua maquina
  • Abre um novo split no screen com o comando ctrl+a s
  • Nesse novo split acessa a maquina do Mateus e executa screen -x para acessar o screen que o PotHix criou na maquina dele
  • Volta para o split anterior e trabalha normalmente

Seguindo esse script teremos os 2 utilizando um screen com um split, sendo que um split é para seu trabalho local e no outro você pode acompanhar e dar pitacos no trabalho do seu comparsa! :)

Benefícios

No caso dessa nossa task isso resolveu muito o nosso problema, por que conseguimos trabalhar em locais distintos mas sempre em constante comunicação, o que sempre trazia alguns comentários como:

PotHix: Ow… Não tira isso aí não por que vai quebrar tal parada.

ou então:

Mateuslinhares: Cara… Olha isso aqui no screen, dá para fazer na sua parte tambem.

Conclusão

Para mim foi muito bom e recomendo a todos para tentarem algo do tipo quando tiverem chance (a não ser que você use Textmate…nesse caso…boa sorte! :P)! A unica coisa que eu recomendo é utilizar 2 monitores, assim você pode deixar a tela do seu comparsa no outro monitor (divida os monitores verticalmente) e trabalhar com vários splits no seu monitor. :)

É totalmente possível trabalhar com 1 monitor apenas (foi assim que trabalhamos) mas você obviamente perde um pouco de espaço.

Espero que essas informações sejam úteis para mais alguém.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários. :)