Pois é… Sei que muitos de vocês devem estar pensando se esse era um review de algum demo do Diablo III que sabe se lá como eu teria conseguido por que ainda nem lançou, mas não, esse é um review do Diablo I! Estranho como um jogo lançado a tantos anos atrás tenha ganhado um review meu agora, não? :P

Quando o Diablo I foi lançado eu mal sabia o que era ter um computador, e a única coisa que eu podia fazer era ver um colega meu com o jogo original jogando enquanto eu ficava babando….hahaha…Pois é, e os tempos passaram, eu comprei meu Playstation e comecei a jogar Diablo ( um port da Brasoft para o Diablo do computador, que ficou bem razoável diga-se de passagem ), mas ocupava muitos blocos do Memory card se salvar o progresso no jogo e salvar só o personagem e ir passando toda a história toda vez era muito chato, então não joguei muito apesar de achar muito legal.

Quando já tinha meu computador comecei a jogar Diablo II que por sinal é muito legal, mas não é o tema desse review, e talvez algum dia tenha o seu, mas eu não cheguei a terminá-lo. O mais interessante é que eu não conhecia o suficiente da história do Diablo para entender algumas coisas.

Foto de um PSP com a tela de abertura do Diablo

Pois bem, agora com o PSP, recebo a notícia do meu colega que ele estava conseguindo rodar aquele diablo do Playstation no PSP, e foi só o que faltava para despertar a minha vontade de voltar a jogar esse jogo! :)

Dessa vez resolvi adentrar realmente na história do jogo, portanto comecei a ler toda a história em alguns sites e entender toda a trama do jogo (o que por sua vez me fez entender toda a trama do segundo tambem :D).

Tinha escrito um resumo da história do jogo, mas resolvi não deixar aqui para que vocês vejam a história completa, por que eu não vou conseguir dar todos os maravilhosos detalhes da trama aqui. Veja a história do Diablo aqui (realmente vale a pena).

O jogo em si é muito legal para quem gosta do bom e velho RPG. :)

Você pode escolher entre 3 personagens: O guerreiro tem mais força inicialmente e pode brandir machados e espadas mais facilmente, a “Arqueira” (não sei como chamá-la) tem mais abilidade com armas de longa distancia, e o mago vem com um nível de magia maior para você utilizar mais cajado e magias.

A diferença nos personagens é apenas inicial, você pode muito bem pegar um mago e aumentar apenas a força dele para que ele possa brandir armas maiores, só vai demorar um pouco mais, assim como o guerreiro pode muito bem aprender magias.

O jogo é grandioso para a época, e se passa num cenário fechado dividido por 16 ou 17 níveis, onde você desce por catacumbas enfrentando criaturas infernais e personagens que tem história própria, que só quando você conhece a história do jogo você percebe como a trama foi bem criada.

O objetivo do jogo é claro, você tem que matar o Diablo que se soltou da velha pedra que o aprisionava e agora se apossou do corpo do filho do rei Leoric. Ele se encontra no ultimo andar das catacumbas, e para chegar lá você se encontra com muitos passos da história e vai encontrando vários livros que vão lhe mostrando partes interessantes sobre a sua missão.

O jogo no PSP (que é o mesmo do Playstation) não é tão rico quanto o do computador que tem muitas coisas bem legais, mas é bem jogável e a jogabilidade ficou bem legal levando em consideração as limitações que eles tiveram que encontrar para migrar um jogo de PC que era controlado por um mouse e tinha diversas teclas para facilitar para um controle com pouquísimos botões.

Não encontrei bugs (sei que existe um “truquezinho” para duplicar items e ouro, mas isso não é beeeem um bug :P), e apenas me deparei com alguns momentos de slow down no PSP quando a quantidade de inimigos é muito grande, mas nada que vá atralhar muito a jogabilidade.

Concluindo, se você está em 2009 (assim como eu estou agora quando estou escrevendo esse post) e ainda não jogou Diablo I aproveite e jogue! Leia a história do jogo e comece a jogar que você vai entender cada parte do jogo e vai ver como a história é bem ligada, e os personagens que já participaram ainda tem seu papel no meio do jogo, ele lhe dará uma boa introdução para que você se prepare para o Diablo III que vai ser lançado em breve pela Blizzard! o/

Foto de um PSP com a tela de final do Diablo

E para finalizar esse post com chave de ouro deixo o meu momento de triunfo ao terminar o jogo, onde ele fala que por enquanto o Diablo está contido, mas você não sabe até quanto poderá conter toda essa maldade com você….

E agora….Diablo II mostra sua nova aventura! ;)