Fluxo de leitura e o Android

Quem me conhece sabe como eu sou meio doido quanto a ler coisas aleatórias (Google reader e artigos interessantes que eu acho perdidos por aí), e como eu tenho um tempo um pouco limitado, devido ao trabalho e a faculdade eu sempre tenho alguns esquemas diferentes para ler. :P

Fluxo de leitura

Depois que eu comprei um Android o meu fluxo de leitura se modificou um pouco. E está da seguinte maneira:

  • Aproveito o café da manhã para dar uma revisada no meu Google Reader pelo celular, colocando estrela nos artigos que me interessam
  • Termino de separar os artigos e colocar estrela nos que me interessam e marcar como lido os que não interessam
  • Leio os artigos pequenos que estão com estrela e os artigos maiores vão para o Android

E com isso eu consigo pegar meus “tempos livres” para ler um pouco desses artigos aos poucos.

Aplicações para Android

Quando comprei o celular já estava pensando em conseguir aplicações legais para leitura justamente para ajudar a resolver esse meu “problema”, portanto fui atrás logo cedo. Minha primeira idéia era simplesmente colocar um .pdf no Android e ler em qualquer leitor de PDF normal, como o quickoffice ou até mesmo o adobereader para Android.

Seguindo o caminho PDF eu descobri que é um pouco desconfortável ficar lendo PDFs em uma tela pequena, e vc precisa ficar fazendo scroll com frequencia, dar zoom e etc, e isso deixa a leitura meio enfadonha (sempre quis usar essa palavra :P). Então decidi seguir outro rumo não muito comum, vou transformar esses artigos em .epub e ler em um leitor de epubs para Android. Os dois leitores legais que eu encontrei foram:

Primeiramente tentei algo com o Laputa que parecia um iBooks para Android. Todo cheio de frescuras de desenhar quando você está virando a página para parecer um livro e tal, mas eu prefiro as coisas mais simples :).

Ao mesmo tempo já estava testando o Aldiko tambem e comparando funcionalidades. O Aldiko tinha as mesmas funcionalidades só que com menos frescuras e algumas coisas a mais que realmente fazem a diferença, como o ajuste de brilho tocando o lado esquerdo da tela, por exemplo.

E no fim das contas acabei decidindo usar o Aldiko como meu leitor padrão, por ter boas funcionalidades e não ter frescuras. Mas depois disso ainda tinha um problema para resolver…Tinha que transformar em .epub e colocar no Android toda vez que eu quisesse ler um texto nele, e isso provavelmente ia ser uma tarefa muito chata…Se não fosse o Calibre! :D

Calibre

O Calibre é uma aplicação para organização de ebooks que provê uma maneira fácil para editar metatags e exportar para diversos formatos.

A ultima versão (se vc usa Ubuntu, não instale por apt-get que a versão é antiga, instale diretamente do site) reconhece perfeitamente o meu Milestone e envia para a pasta eBooks/import, que é a pasta que o Aldiko usa para importar ebooks! :D

Portanto, utilizando essas ferramentas ficou muito fácil de seguir o meu fluxo de leitura:

  • Ler um artigo com estrela
  • Se for grande imprimir em pdf (geralmente uso um plugin do Chrome chamado iReader, que formata muito bem para leitura/impressão)
  • converter o .pdf para .epub no calibre e já enviar direto para o Android
  • no Aldiko importar os novos livros

E pronto! Agora tenho os artigos que eu quero ler em boa fonte, como se fosse um ebook comum! :)

Espero que seja útil para mais alguem.

Old comments by: Bruna Griebeler, Bruno Croci, Emerson Vinicius | Not available anymore. :(