O Guru-SP e seus 5 anos de vida

by PotHix

Æ!!

Há pouco tempo aconteceu o encontro numero 31 do Guru-SP, e como sempre saímos (dessa vez estavamos @vinibaggio, @agaelebe, @nuxlli e @anderson_leite) para aquele velho momento de bate papo pós evento. Durante a conversa o @nuxlli perguntou sobre como o Guru-SP começou e nesse momento eu comecei a relembrar daquela velha tarde em 2008.

Mas peraí… 2008!! O Guru-SP está próximo de fazer 5 anos de vida! :)

Em pensar que tudo começou após um post do @agaelebe na Rails-br falando sobre criar grupos locais para conversar mais sobre Ruby e fazer encontros com mais frequência, o que gerou interesse de várias pessoas de São Paulo, que decidiram levar esse “projeto” pra frente.

Logo em seguida o @mfcastellani já iniciou as primeiras discussões no grupo do Guru-SP e aproveitamos para agendar o primeiro encontro numa churrascaria qualquer no ABC que era mais próximo da casa do @mfcastellani, pois como ele nos contou depois: “Se não aparecer ninguém só comeria uma carne e voltaria para casa”. hahaha

E algumas pessoas compareceram, eramos 3 pessoas conversando sobre o que poderia ser o Guru-SP no futuro. Não conhecia o @mfcastellani nem o @agaelebe, mas ficamos boa parte da tarde conversando sobre desenvolvimento no geral e planejando o que seria legal fazer no grupo (camisetas, eventos maiores, encontros mensais, e etc).

Logo conseguimos as camisetas do Guru-SP! Depois de cotar alguns fornecedores e fazer um desenho legal para representar o grupo rachamos as despesas e mandamos fazer camisetas para quem estivesse interessado. Com a entrega das camisetas consegui conhecer muita gente que não conhecia pessoalmente.

Aproveitamos que alguns de nós estariam na Campus Party e fizemos o segundo encontro por lá! Como sempre tinha uma quantidade enorme de pessoas: Eu, o @mfcastellani e o @akitaonrails. O @shadowmaru apareceu também, mas só me encontrou para pegar a camiseta.

Nesse meio tempo já estávamos planejando aquele “encontro maior” que conversamos no primeiro encontro, e poucos meses depois saiu o Ruby + Rails no mundo real com o auxílio da Tempo Real eventos.

Apesar do quarto ter uma quantidade pequena de pessoas (apenas o @rafaelrosafu e o @agaelebe), o quinto encontro me surpreendeu bastante. Ao chegar na Voice Technology (onde o @andre_pantaliao trabalhava na época e conseguiu o espaço para o encontro) eu encontrei uma sala com mais de 20 pessoas aguardando as palestras! O encontro foi bem proveitoso e mais do que nunca percebíamos o Guru-SP crescendo.

Eu considero que depois desse encontro o Guru-SP começou a andar sozinho, conseguimos empresas parceiras para nos ajudar, o grupo cresceu bastante, sempre tinhamos boas talks nos encontros e etc.

Hoje o Guru-SP tem mais de 1100 inscritos na lista, e já tivemos encontros comuns com mais de 100 pessoas, isso sem contar os eventos que organizamos e que tiveram mais de 200 pessoas.

Temos empresas que sempre nos ajudam, seja com espaço ou coffee break. Vale agradecer a Caelum que por muito tempo nos forneceu o auditório mensalmente, e ainda hoje sempre nor provê espaço quando precisamos. Não vou tentar citar todas as empresas que ajudam porque sempre vou deixar uma de fora, mas dá para ver cada um dos patrocínios na página de encontros do Guru-SP.

Atualmente o Guru-SP não é somente focado em Ruby, mas aproveitamos muitos dos conhecimentos diversos de todos os participantes para trazer bom conteúdo em várias partes da área de desenvolvimento, o que faz com que cada vez mais tenhamos conteúdo legal e interação entre a galera.

Parabéns aos Guru-SP pelos 5 anos de vida e para todo mundo que ajudou (e/ou ainda ajuda) na organização para fazer um dos grupos de Ruby mais ativos do Brasil, e mais do que isso um lugar legal para troca de conhecimentos.

Há braços