Rubyconf 2016

TL;DR: A melhor Rubyconf que eu participei

Nos dias 24 e 25 de Setembro de 2016 aconteceu a Rubyconf Brasil. Assim como eu fiz um post sobre o primeiro Rails Summit que o Akita participou da organização, resolvi também fazer um post sobre a última rubyconf que ele resolveu organizar.

Essa Rubyconf teve vários pontos especialmente importantes para mim. O primeiro deles foi logo no início quando o Gilberto Mautner, que é um dos fundadores da Locaweb, mencionou os números do projeto que eu estou trabalhando por lá.

Atualmente estou trabalhando em um projeto para melhorar o tempo de entrega das equipes de desenvolvimento. Para que esse projeto seja bem sucedido, nós precisamos rever vários processos e arquitetura de aplicações. O fato dele ser mostrado na introdução da conferência por ser um projeto legal já diz muito sobre o nosso trabalho.

O segundo ponto foi a minha palestra, que aconteceu no primeiro dia as 15:45 no andar aberto (os slides estão aqui). Para essa palestra eu estava mais nervoso do que normalmente fico, porque sabia que eu teria que falar bem rápido se quisesse passar todo o conteúdo no tempo que eu tinha. Além disso, essa não era uma palestra normal! Eu fiz o lançamento do meu livro no fim.

E esse foi o terceiro ponto importante dessa conferência. O livro estava disponível no site da casa do código desde o começo do mês, mas eu estava aguardando essa oportunidade para divulgar. Foi um mês de expectativa para finalmente mostrar um trabalho que eu me orgulho muito.

O quarto e último ponto que tornou essa conferência especial foi ser citado no fechamendo. Essa vai ser a última Rubyconf organizada pelo Fabio Akita. No fechamento da conferência ele mostrou um review dos últimos 10 anos de organização de eventos de Ruby e agradeceu as pessoas que estavam participando desde o começo. Pode parecer bobeira, mas ter seu nome (ou nickname) citado no final de uma conferência com 1200 pessoas é muito gratificante. Eu já sou totalmente a favor dos planos do Akita e já tinha comentado com ele sobre isso há algum tempo atrás. E ele realmente merece um auditório inteiro de pé aplaudindo seu trabalho durante esses 10 anos.

Tudo isso fora os velhos amigos que eu pude rever, pessoas novas que eu conheci e coisas que eu aprendi. Algumas pessoas eu conversei e não sabiam que eram as pessoas que eu falava pela internet há muito tempo, só vim perceber depois. Durante esses vários anos de Rubyconf, eu tive o prazer de conversar pessoalmente com 2 core commiters do Ruby, e isso não é uma coisa que temos a chance de fazer com frequência. :)

Esse é o espírito da Rubyconf, juntar desenvolvedores que gostam de programar para trocar ideias. Eu considero essa conferência como uma versão grande do que é o Guru-SP.

Não sei como vai ser o futuro de conferências como essa. A Locaweb diz que a Rubyconf continua, mas ainda não temos ideia sobre as novidades. Independente do que está por vir, tenho certeza que esse espirito de camaradagem e busca contínua de conhecimento vai continuar. :)