Game Network Programming

English Abstract: This post was about my presentation with Diego Souza (vulgo Marciano) about Game network programming. I was studying and reading Quake source just for fun and decided to learn more about game networking in general, so I decided to prepare this presentation to show other people what I’ve learned. You can see the full video (portuguese only, sorry) and the slides below.

Portuguese: Eu e o Diego Souza (vulgo Marciano) fizemos uma palestra sobre Game network programming tanto na Locaweb como no Guru-SP. A palestra que fizemos no Guru-SP foi gravada pelo Agaelebe:

E aqui estão os slides:

Como eu estava na vibe de jogos desde o começo do ano passado, eu estava lendo os posts sobre o código do Quake. Quem me conhece sabe que eu trabalho na equipe de IaaS da Locaweb e lá nós lidamos com bastante coisa de redes e eu curto o assunto.

Conversando com o Diego sobre os algoritmos de redes utilizados no Quake nós decidimos juntar as pesquisas dele sobre os protocolos TCP e UDP com o que eu li sobre a implementação dos algoritmos nos jogos para poder fazer uma palestra legal de game network programming, e assim saiu essa palestra.

Lá nós apresentamos os algoritmos de alguns jogos como o Quake, Age of Empires e outros não tão conhecidos, mostrando as soluções legais que eles chegaram e quais foram os maiores desafios que eles encontraram para resolver os problemas de latencia e necessidade de velocidade. O Diego focou mais na parte de otimização dos algoritmos e flags que podem ser alteradas para melhorar o comportamento da rede.

Essa foi uma palestra muito legal de fazer e aprendi bastante no processo também! Se tiverem dúvidas postem aí nos comentários. :)