Semana de eventos (#rubyconfbr, #adl e #gddbr)

Na semana passada (semana do dia 24 ao dia 30 de outubro) foi uma semana de grandes eventos, que eu tive o prazer de participar de todos! :)

Rubyconf Brasil

A Rubyconf Brasil é o Antigo Rails Summit Latin America, que acontecia no centro de convenções do Anhembi, e agora mudou sua localização para o centro de convenções Frei Caneca, para diminuir os custos e prover um local mais acessível para os participantes (próximo ao metrô e a avenida paulista).

O evento foi muito bom, contando com mais de 20 palestras com um número bem equilibrado de palestrantes nacionais e internacionais, que ministraram muitas palestras com ótimo conteúdo técnico. Infelizmente o evento teve problemas com WIFI, e os participantes mal conseguiram acessar a internet utilizando a infra do evento.

Algumas palestras:

  • A palestra do Jim Weiric sobre SOLID Ruby foi fantástica! Além dele ser um ótimo orador, muito divertido, mostrou conceitos bem interessante e algumas comparações com outras linguagens. Uma das melhores palestras do evento.

  • O tenderlove mandou muito bem na sua palestra sobre Fibers e ruby 1.9. Além das corriqueiras brincadeiras com fotos sobre a suposta criação da palestra, ele mostrou um conteúdo muito interessante, com muitos exemplos préviamente contruídos para demonstrar o conceito de Fibers. Uma palestra densa mas muito boa! :)

  • O José Valim palestrou sobre Rails 3 e mostrou algumas das novas funcionalidades e também o que estar por vir, e como sempre deixou a dica para a galera contribuir, “as próximas features depende de vocês” :)

  • O Yehuda Katz fez uma palestra bem interessante sobre como melhorar a performance da sua aplicação movendo muito de sua lógica para o cliente, e apresentou um projeto que ele está trabalhando atualmente. Gostei do conceito, mesmo pensando que não é um conceito para aplicar para qualquer aplicação web, mas para um aplicação com muitos acessos faz muitos sentido e o modelo parece bom. :)

  • O pessoal da Caelum Anderson Leite e Guilherme Silveira apresentaram sobre como utilizar uma Ruby funcionalmente, e a palestra foi muito boa, apesar de ser bem densa e os dois falarem rápido

Tiveram outras ótimas palestras, sobre encoding do Ruby (que é bizarro assim como qualquer outra implementação de encoding), integração de redes sociais, redis e resque e etc. Não vou falar de todas aqui para o post não ficar muito grande, mas aconselho a ficar de olho nas notícias pois a Locaweb filmou o evento e provavelmente vão liberar os vídeos das palestras, e quando isso acontecer, aconselho você a assistir! :)

E é claro que nesse evento também teve um espaço para a desconferência, onde apareceram algumas outras apresentações legais (cômicas ou não), sobre assuntos derivados, como: node.js, deploy continuo, programando algo parecido com Ruby para Java, e etc! Foi bem divertido também!

Além de tudo isso ainda temos que contar o networking com a galera que foi fantástico, rever velhos amigos que quase nunca vemos (a galera da Fande e do Ikwa (@mateuslinhares, @danielaltman, @jorge_silveira, @willian, @_bojak, @rafaeltimbo e @vitormateus) por exemplo), reencontrar o pessoal do Guru-SP que apesar de encontrar sempre é legal reunir toda a galera e foi mais um encontro :), e ainda tem mais um monte de gente que encontrei por lá, e isso fora as pessoas que conheci! Enfim…Networking #FTW! :).

Minhas fotos do evento

Android Dev Lab

Eu sinceramente esperava que o Google fosse dar um Nexus One para a galera assim como eles fizeram na OSCon lá fora, mas obviamente me enganei :P. No fim das contas o evento foi razoável, apesar dos problemas com WIFI (que já é corriqueiro…), foi interessante para conhecer um pouco do SDK, principalmente para quem não ia no Google Developers Day no dia seguinte (o que não foi o meu caso), e para ganhar uma camiseta bonitinha do Android :P

Resumo: Foi legal mas eu esperava mais.

Minhas fotos do evento

Google Developers Day

Para compensar o Android Dev Lab o GDD foi um evento fantástico! Muito mais gente (como era de se esperar) poucos lugares nas palestras principais, mas um ótimo conteúdo de palestras (se você souber escolher bem :D).

Algumas palestras:

  • Para mim foi quase um Tim Bray Developers Day, por que eu assisti 3 palestras do Tim Bray, todas sobre Android, direta ou indiretamente. Gostei de todas, o Tim falou muito bem sobre os temas que escolheu. Deu uma boa visão sobre design de aplicações, sobre o Android em si (algumas coisas eu já tinha visto no dia anterior…), e mostrou por que eles seguem algumas filosofias.

  • Uma frase que ele falou que eu ia mencionar no twitter na hora mas não ia caber, e resolvi deixar para (trollar aqui n)o post:

  • “O Android Market não precisa de moderação por que sabemos que as pessoas são inteligentes e caso uma aplicação não seja boa ou pareça maliciosa, eles simplesmente não instalam e não usam”

  • A palestra sobre Desenvolvimento de extensões para o Chrome foi bem legal e mostrou como é simples desenvolver uma extensão e como ele consegue acesso fácil ao chrome apenas utilizando Javascript. E o mais engraçado é que o desenvolvedor do Chromed Bird fez uma pequena apresentação mostrando a extensão dele e ele tinha uma direct message com um link para um twit meu. Vai saber :P

  • Achei que a palestra sobre HTML5 seria a mesmice de sempre, mas aprendi muita coisa interessante com ela! Não sabia que agora existem buscas no estilo jQuery nativamente no Javascript. Algo como .search(‘#id’) (não é esse método, mas existe), fora as dicas que ele deu e os exemplos que ele mostrou que valeram a pena. Vou procurar a apresentação dele na internet depois para dar uma olhada novamente, e se eu encontrar atualizo o post.

Novamente, teve outras palestras legais, mas essas são as que eu lembro, e aproveitei! :)

Nesse evento também encontrei velhos amigos como o Rubens Altimari da Whitehat empresa que eu já tive o prazer de trabalhar, e meu amigo Bruno Assis que sempre marcamos de conversar e nunca nos encontramos :P.

Minhas fotos do evento

Resumo

Foi uma semana Muito cansativa, fazia tempo que eu não ficava tão cansado assim. Entre um evento e outro teve as minhas seções de fisioterapia (para curar umas dores nas costas devido a uma queda), e também trabalhei bastante para compensar os eventos (e o mais legal é que foi uma parte divertida do trabalho para fazer!).

No fim das contas, tudo isso valeu muito a pena, aprendi bastante, conheci pessoas, revi outras pessoas, consegui manter o fluxo do meu trabalho, e descansei no final da semana! Portanto… Vitória! :D