FISL11

Finalmente depois de 4 anos planejando eu consegui ir para o FISL! :)

Para quem ainda não sabe, eu estou trabalhando na Locaweb desde o começo deste mês e consegui ir com a equipe deles para o FISL.

Esperava um conteúdo técnico melhor no FISL, e algumas palestras (ou a falta de boas palestras) me decepcionou um pouco, mas pelo que eu fiquei sabendo foi decisão do público os temas, então ficou meio incontrolável. Mas como eu sempre digo, a melhor coisa dos eventos não são apenas as palestras, mas também as pessoas que você conhece e os papos que rolam entre uma palestra e outra, e isso foi bem legal! :)

Algumas palestras que eu assisti:

Xen Ferramenta de administração da Conab

Foi um case interessante do pessoal da Conab que criou uma ferramenta para administrar as maquinas Xen que eles tem internamente. E é uma aplicação Django Open Source. :)

An Introduction to Qt: The toolkit that can take you anywhere

Quem me segue no Twitter há algum tempo deve lembrar de alguns posts que eu fiz falando de Qt, pois eu resolvi estudar Qt e GTK Just for fun, e no fim das contas eu gostei bastante de Qt (e quase nada de GTK :P). Nessa palestra vi algumas coisas introdutórias de Qt e descobri uma IDE para Qt (no estilo .NET mesmo de ficar arrastando coisas), que é a QTCreator e uma biblioteca de teste para coisas Qt, que é a QTestLib.

Libvirt: A biblioteca de virtualização

Palestra do meu amigo Eduardo Otubo, mas foi bem curtinha e eu só peguei o finalzinho. Como diria ele: “Não tem muito o que falar de LibVirt também”.

Crash course on Git

Palestra com o Scott Schacon do Github, que mostrou algumas coisas simples de Git, mas foi interessante assistir mesmo assim. Nos outros dias teve outras dele falando sobre branchs e como trabalhar com eles, que foi um pouco mais interessante, mas nada além do que eu já estava acostumado.

DeltaCloud: Many cloud one API

Outra palestra do Eduardo Otubo, que desta vez até fez uma citação para a Locaweb que talvez usará algo com DeltaCloud. Essa tecnologia é bem legal por centralizar várias APIs em um ponto único. :)

Segurança e desafios em cloud computing

Achei que essa palestra fosse mais sobre “como fazer cloud computing” mas nesse caso era mais “como usar cloud computing de maneira segura”, portanto não aproveitei muito a palestra.

Curso de Ruby e Rails

Durante o FISL teve 3 aulas do Daniel Lopes sobre Ruby/Rails. A primeira foi somente sobre Ruby puro e eu gostei bastante de ver ele passando o básico para a galera! Sinto falta de pessoas ensinando Ruby e não ensinando Rails…Por isso gostei bastante e acho que ele se saiu muito bem. Nos outros 2 dias foi algo mais Rails básico, portanto assisti pouca coisa. Mas valeu a pena para quem não conhecia, ou conhecia bem pouco a linguagem e o framework.

Analise de tráfego em redesw TCP/IP com tcpdump

Gostei muito dessa palestra! Foi bem conceitual sobre os pacotes e protocolos, mas teve algumas amostragem do que estava acontecendo usando tcpdump, e foi uma maravilhosa aula de redes em 1 hora. :)

Lapidando Ruby – Estudo de boas práticas

Eu já conhecia o palestrante (Maurício Szabo) de nome pelo Guru-SP e por outros lugares que eu já tinha visto esse nome (não me lembro bem onde). A palestra foi bem interessante, e o assunto se direcionou sobre umas opiniões do palestrante sobre determinadas coisas, como padrões, refactoring, testes e outras coisas. Concordo com muita coisa que ele disse e discordo de outras, mas esse era mesmo o intuito dele com a palestra, levantar questões sobre as coisas que ele considera boas práticas e ver as opiniões da galera. Gostei bastante da palestra.

Introdução a Go

Essa palestra me decepcionou bastante, assim como a linguagem em si. Não vi vantagens pelas quais eu poderia apostar na linguagem Go. :(

Ext4 – A nova geração dos Filesystems

Está entre uma das melhores palestras do FISL na minha opinião. Foi bem técnica e mostrou quais são as vantagens do EXT4 sobre os outros FILESYSTEMS focando bastante no EXT3. As vantagens do EXT4 são bem legais, entre elas o melhor tratamento sobre arquivos grandes, e algumas soluções de problemas com datas e etc. Gostei de entender a diferença dos dois.

Disponibilidade >= 99.999%

Uma palestra bem para Sysadmin, mostrando como eles fazem para sempre manter a disponibilidade das aplicações dele na empresa que ele trabalha atualmente. Gostei das práticas que eles usam de sempre fazer um snapshot da maquina de produção para poder fazer a homologação em uma maquina “espelho”, mas achei meio estranho o modo de gerenciar as configurações por pacotes, sendo que usar um configuration manager faria bem mais sentido.

Criando soluções inteligentes com Shellscript

Esperava bem mais dessa palestra e nem terminei de assistir inteira. Esperava que o palestrante mostrasse várias técnicas de Shellscript, mas na verdade ele estava mostrando um pequeno conjunto de scripts que faziam configurações e resolvi um problema que ele tinha. Mas para mim não era nada interessante a palestra.

oVirt – Ambiente minimalista de virtualização para servidores

A ultima palestra do FISL para mim. Fui mesmo para conhecer o oVirt e saber “qual é a dele”, mas o projeto não me impressionou muito.

No fim de cada dia do evento eu sai com uma galera diferente para bater papo, um dia com o próprio pessoal da Locaweb, outro com a galera do GUS-BR, e outras pessoas também!

Conclusão

O evento foi muito legal, conheci muita gente legal, assisti palestras boas, cresci bastante e estou pronto para o próximo.

Encontrei vários Rubyistas por lá (faltou apenas o Carlos Eduardo da e-Genial que tambem estava por lá mas não saiu na foto), inclusive a galera do Guru-RS que eu só conhecia por e-mail. Galera gente fina!

Encontrei a Letícia Figueira que eu já conheço há mais de 3 anos pela internet (via Rubylearning.org), pois ela também era uma Assist. Teacher quando eu participava mais ativamente, e nunca tinha conversado pessoalmente. Foi bem divertido. :)

E via Letícia eu acabei conhecendo a galera da Fande, que são todos gente fina!

Fora outros amigos que encontrei aleatóriamente, como o Clauber Halic da MozBr, a Bruna Griebeler, o Gustavo Guanabara, Fabio Akita e outros.

Para quem quiser ver as fotos que eu tirei por lá é só ver no meu picasa. ;)

Obrigado Locaweb por ter me levado lá! You Rock!

Old comments by: Thiago Paixão, Sérgio Neves, Lê, Rafael Farias | Not available anymore. :(