Yahoo Open Hack 2010

Para quem ainda não soube, no final de semana passado rolou o Yahoo Open Hack Day 2010! O intuito do evento é juntar uma grande quantidade de Hackers para criar serviços úteis utilizando informações públicas e de preferência utilizar as API’s do Yahoo (havia premios para alguns hacks com elas).

Uma das coisas legais do evento é que nada é proibido com relação aos Hacks, ou seja, você pode fazer um Hack com as ferramentas do Google (não vai concorrer aos premios, mas poderá apresentar lá e tudo mais), todas as linguagens de programação estão permitidas, não somente hacks web eram permitidos, o que deixou a criatividade ir longe. :D

Equipe e idéia

Participei do evento juntamente com uma equipe que formamos no Ikwa, e chamamos a equipe de SleepyProgrammers.

Nossa idéia era fazer um site para marcar rolês fotográficos, e utilizaríamos para isso as API’s do Flickr, Meme, Weather e Maps.

Ao chegar no evento e ver a palestra sobre YQL nós já percebemos que não seria necessário aprender a usar essas várias API’s e apenas precisávamos aprender a usar o YQL e saber quais informações poderíamos retornar de qual serviço. :)

Metodologia e projeto

Foto da equipe do Openhack

Como já estamos acostumados a utilizar Scrum no Ikwa nós resolvemos fazer o mesmo para o nosso projetinho. Começamos com uma planning meeting logo na primeira hora para poder dar uma estimada no que pretendíamos fazer, e logo depois dividir as tarefas entre os membros da equipe. Mais ou menos de 2 em 2 horas (ou um pouco mais) fazíamos umas stand-up meetings para manter todos atualizados. A noite percebemos que isso não estava sendo muito necessário por que estávamos em constante comunicação, mas mesmo assim resolvemos seguir o costume, afinal demorava apenas uns 4 minutos. :)

O projeto seguia bem, com layout legal e algumas buscas supostamente funcionando até mais ou menos as 9 da noite.

Os problemas

  • Já percebemos que a nossa busca não estava retornando exatamente o que gostaríamos de receber, mas deixamos para dar uma refinada nisso no final do tempo, para não ficar muito tempo presos nisso.
  • Tivemos um programador a menos (@_bojak) que infelizmente estava usando Windows (acreditem se quiser) por que o netbook que ele comprou (exatamente para evitar ter que usar windows no notebook velho que ele tinha) não chegou a tempo do evento. Muitas das coisas que são simples de se instalar/fazer em um “Unix like” são uma grande dor de cabeça para se fazer no Windows, portanto o @_bojak teve tantos problemas que chegou uma hora que desistiu de colocar a mão em código.
  • Algum descuidado da equipe criou a pasta “Views” no famigerado Textmate (escrevi uma gracinha aqui e apaguei para não gerar flame de textmate), e assim bugou a aplicação na minha maquina Linux, e me deixou um tempinho procurando qual era o problema. #fail
  • O Heroku não colaborou para funcionar utilizando o bundler, e depois de muito tempo tentando nós abandonamos o bundler e utilizamos oldstyle mesmo.
  • O nosso outro programador (@jorge_silveira) saiu (já tinha avisado que sairia) dizendo que voltaria e simplesmente deixou a equipe na mão (tem seus argumentos, mas essa é minha opinião…)

O fail do projeto

Depois desse monte de problemas eu já estava desmotivado com o projeto e comecei a ficar com bastante sono, portanto tirei umas 3 horas para dormir (fora o tempo que dormi na mesa), enquanto só o @_bojak ficou trabalhando motivadão (usando o computador do @rafaeltimbo que tambem estava dormindo :P).

Logo pela manhã sabendo que um programador tinha arregado (@jorge_silveira), um estava impossibilitado de trabalhar com seu próprio computador (@_bojak) e nossa busca não estava retornando coisas legais para continuar, nós decidimos que esse projeto ficaria para depois do Open Hack Day.

No fim das contas fizemos uma retrospectiva bem legal, onde vimos grande parte dos problemas que tivemos e boa parte das soluções tambem, foi bem legal! :)

O evento

Ok, nosso projeto não vingou mesmo, mas o evento valeu muito para mim! Aprendi coisas novas, revi amigos, conheci pessoas novas, conheci as API’s do Yahoo, comi e bebi de graça, descobri que não devo acreditar nas palavras de alguns, descobri que algumas pessoas com certeza estarão na minha equipe novamente se quiserem…. E mais várias outras coisas!

No fim das contas eu tenho uma coisa para recomendar para quem não foi… Quando tiver o próximo, não perca a oportunidade! O evento vale muito a pena! :)

Para quem quiser ver as fotos que eu tirei no evento pode dar uma olhada no meu album do Picasa.

Old comments by: Rafael Souza, Rafael O. Marques, Phoenix | Not available anymore. :(