Campus Party 2010

Esse começo de ano eu estou aproveitando para participar de alguns eventos, e a Campus Party é um dos principais deles. Assim que eu entrei na empresa que eu estou trabalhando atualmente eu já informei que em janeiro tinha um evento que eu gostaria muito de participar (entrei na empresa em abril :P) e deixei combinado que eu estaria liberado para o tal, portanto agora consegui uma semana de férias para aproveitar a campus party! :)

Entrada

Começando pela entrada no evento na segunda feira. Entrar em um evento onde se está esperando 6000 pessoas que vão receber barracas para acampar e tem que ter seus notebooks cadastrados e etiquetados nunca é fácil, e não foi dessa vez que as coisas foram mais rápidas. Na segunda feira tínhamos uma fila monumental para cada coisa que tinha que fazer, desde a entrada, passando pelo cadastramento e pelo local onde retiramos as mochilas e barracas. Mas não estava mal organizado a princípio, o problema era a quantidade de gente mesmo. :)

Camping

A área de camping estava organizada como sempre, mas dessa vez todas as barracas estavam montadas (da ultima vez nós tivemos que montar as nossas) e eles estavam apenas distribuindo os numeros delas. Levei um coxão inflável dessa vez por que o coxão do ano passado era quase um lençol…hehehe…Era como se eu estivesse dormindo no chão. Para dormir por lá é sempre barulhento pois a Campus Party não para um segundo, sempre tem pessoas gritando sem motivo independente da hora, mas isso não atrapalha (muito) a diversão.

Palestras

Achei que fosse assistir bem mais palestras esse ano, mas quando estava por lá eu fiquei com preguiça de assistir algumas. :P Uma das coisas que foi mais legal na Campus Party esse ano na minha opinião foi a transmissão ao vivo das palestras! Eu mesmo assisti mais de uma palestra pela internet, tanto quando eu estava em casa como quando eu estava no evento, por que eu achava o audio bem melhor do que ter que ouvir no meio de todo o ruído que os campuseiros produzem.

Gostaria de destacar algumas palestras que eu assisti e gostei muito:

  • Matemática para não matemáticos
  • Matemática orientada a Computação gráfica
  • Criando e lançando um site em 42 minutos com Sinatra
  • Segurança e RubyOnRails
  • Introdução ao Blender
  • Desenvolvimento de games para IPhone

Cada uma teve suas particularidades, mas foram bem legais de se assistir e cada uma agregou um pouco a meu conhecimento.

Internet

A internet do Evento não deixou a desejar, e como muitos sabem, o forte de compartilhamento da Campus Party não é a internet, e sim os programas de P2P que usamos internamente (no caso o dc++).

Alguns pontos de rede não estavam funcionando, mas esse não foi um grande empecilho, sendo que a grande maioria estava e você podia simplesmente sentar, plugar o seu notebook e compartilhar arquivos a mais de 1MB por segundo (consegui 9MB no começo do evento). A internet para download externo também não deixou na mão, possibilitando downloads a 1MB por segundo dependendo do servidor que está fornecendo o download,

Inovação

Um foco bem legal da Campus Party é trazer inovação, mostrar projetos inovadores, incentivar jovens a inovarem criando novas tecnologias e novos negócios. Na área expo tinha muitas coisas interessantes, como por exemplo, um jogo que utiliza o controle do Wii e simula um spray que deixa você “pixar” uma tela virtual e fazer vários tipos de desenhos.

Networking

Essa é a parte que mais me motiva a ir para a Campus Party! Muito mais do que arquivos, internet, palestras ou outras coisas, eu vou para a Campus Party para ver os amigos e bater um papo sobre coisas interessantes/ Até amigos de outros estados vem para a Campus Party e eu tenho a chance de vê-los, né Griebeler! :)

E tudo isso sem contar os amigos novos que eu faço por lá e o pessoal que eu só conhecia pela internet e conheci pessoalmente! Entre eles estão Ricardo, Pedro, Lucas, Rencka, João, oTubo e mais uma galera! :)

Conclusão

Eu recomendo participar da Campus Party pelo menos algum dia se você tiver a chance. :)

Você já deve ter ouvido falar que a Campus Party é mó zona, fica um monte de gente gritando sem motivo, pessoas fazendo brincadeiras que não tem graça nenhuma, as palestras são difíceis de ouvir tanto pela zona como por que há várias palestras simultâneas e os palcos são próximos e etc… Eu só tenho uma coisa a te dizer: Isso é tudo verdade, mas eu iria mesmo assim!

Nada disso atrapalha a sua diversão, e o seu benefício, você apenas precisa “entrar na brincadeira” e aproveitar. ;)

Old comments by: Bruna Griebeler, Pedro Menezes, Phoenix | Not available anymore. :(