GameJam

Foto que mostra o pothix programando

Como alguns sabem no final de semana passado ( dias 7, 8 e 9 ) eu participei do GameJam do Itaú cultural.

Nesse evento os participantes tinham que formar equipes de até 4 pessoas e fazer um jogo em 48 horas, sendo que o tema ao qual o jogo devia responder só seria passado na sexta feira as 19, e teríamos até as 19 horas do domingo para entregar o jogo pronto utilizando qualquer plataforma para desenvolvimento.

Pois bem, o que eu falei acima resume bem as regras do evento, agora vamos a minha situação. Fiquei sabendo na segunda feira pelo CrociDB que teria esse concurso e que tinha até quarta feira para se cadastrar, e eu tinha acabado de fazer uma mini-cirurgia para tirar um dente, portanto estava sentindo dores e tomando 4 tipos de remédios diferentes e não pude confirmar nada devido a esse motivo, mas a vontade era grande. Enquanto eu não confirmava o CrociDB ia procurando pessoas para a equipe.

Quarta feira (último dia para inscrição chega) e eu já estava um pouco melhor e decidi me inscrever! Procurei por outras pessoas para compor a equipe, alguns descartei logo de cara por que sabia que ia ficar arrumando desculpinha para não participar, ou não teria peito o suficiente para aguentar a competição, então nem chamei, outros sabia que infelizmente não poderiam participar por motivo de força maior (fez falta hein Rafael Masoni) , e teve ainda os últimos que eu achei que participariam e fui chamar mas me decepcionaram…

Início do contest

Sexta feira tudo preparado e lá vou eu as 19 para o Gamejam (que foi na faculdade Anhembi Morumbi), e após me perder um pouco ( para variar ) cheguei em cima da abertura e recebemos o tema:

“Maquinas e computadores podem tomar decisões inovadoras?”

E com isso lá se vai o nosso pensamento…

  • Criar um robô em 2d no estilo side scroller?
  • Criar um robô fazendo algum tipo de shooter?
  • Criar um braço robô que faz algo?
  • Como ele seria inovador?
  • Ele seria inovador?
  • Como são as decisões dos computadores atualmente?

E com essas várias perguntas chegamos a conclusão que um computador sozinho não pode tomar decisões inovadoras, ele apenas é programado para uma determinada finalidade, nunca cabe a ele as decisões finais com novas idéias. Com isso em mente nosso game foi baseado num braço robô que distribui caixas num armazém seguindo sua própria ordem, supostamente tentando uma maneira inovadora de organização de cores que pode ou não estar certa, e cabe ao jogador organizá-la da melhor maneira possível. Obviamente a idéia inicial não se fechou tão fácil, e fomos desenvolvendo ela de acordo com a evolução do game.

Com uma base inicial desenvolvida passamos para o desenvolvimento! :D

Preparamos o ambiente com Allegro e algumas classes que o CrociDB usa para facilitar algumas coisas e eu dei uma introdução sobre o workflow do Git para trabalhar utilizando controle de versão. Usamos um roteador para conectar os 2 notebooks e compartilhar um repositório para os códigos, por ssh mesmo, que infelizmente deixava a transferência muito ruim devido ao uso do Cygwin no Windows, mas não fui um grande empecilho, foi apenas chato.

Tenho que admitir que eu sou um zero a esquerda em Allegro e fui com a cara e a coragem participar desse contest, mas eu sabia que isso me traria muita experiência, por que eu sei que o CrociDB conhece bastante de Allegro e de desenvolvimento de games em si, e eu só comprovei isso durante todo o contest, ele já conhecia bem o conceito de desenvolvimento de games e tem bastante experiência com erros que podem acontecer.

Ficamos programando desde as 21 mais ou menos até as 5 da manhã e resolvemos ir para casa descansar para voltar no sábado a noite e ficar até terminar o game. A primeira vista achei o pessoal das outras equipes meio acuado, cada equipe isolada em suas mesas, excluindo apenas o pessoal que já se conhecia ou que era da faculdade.

Momento Hard work

Foto do pothix programando, e nosso roteador do lado

Voltei no sábado as 19:30 para a programação e o CrociDB já estava por lá programando fazia alguns minutos e já tinha resolvido alguns probleminhas. Então já começamos a programar outras funcionalidades e fazer os desenhos para o jogo, que por sinal foi a parte mais difícil para nós, tendo em vista que nenhum dos dois tem a arte do desenho assim como as outras equipes tinham ( vi muitos desenhos e trabalhos legais ). Eu assumi uma boa parte dos desenhos para deixar o CrociDB mais focado na programação.

Durante o domingo tivemos vários problemas, como o não funcionamento do teclado do notebook do CrociDB, nos fazendo perder um tempo e ir para o laboratório usar um teclado USB, que levou a outro #fail, por que levamos o roteador e não prestamos atenção que a fonte não era bivolt, assim queimando a fonte do roteador…Ou seja…Nada de Git na parte final do projeto…

No laboratório conseguimos finalizar o jogo e encontrar umas midis legais até as 14:30 mais ou menos, quando preparamos as coisas para entregar o projeto final. Ao entregar o projeto e ver a organizadora testando percebemos que faltou uma dll para o allegro funcionar no Windows, e tivemos que pegar o projeto de volta umas 2 vezes para encontrar a dll certa, mas enfim funcionou. :)

Networking

Depois de entregar o projeto aproveitamos para fazer um Networking com alguma das outras equipes. Durante o evento estávamos sempre vendo algumas pequenas cenas dos outros jogos e algumas ferramentas, e uma que chamou bastante a atenção foi da equipe que estava ao nosso lado (Danilo, Gabriel, Theo e o Mario que eu não conheci) que estava desenvolvendo um game totalmente em blender! (assim que eles divulgarem o game eu posto o link aqui). O game deles ficou muito legal e o pessoal é muito gente fina também, foi muito válido conhecê-los! :)

Vi por cima mais alguns games que estavam em fase de produção ainda, e conheci algumas outras pessoas como o Danilo Vin (só conheço ele assim até agora…hahaha) que estava fazendo as artes do grupo dele, muito boas por sinal, mas não vi o jogo finalizado. Revi tambem o Speeder já tinha visto na campus party mas não tinha conversado muito.

Considerações

Finalizando, eu acho que esse contest foi muito legal,dormi apenas 40 minutos de sábado para domingo, mas foi minha primeira experiência com competição de desenvolvimento de games, meu primeiro contato mais próximo com Allegro, revi alguns conceitos de C++, conheci pessoas interessantes, vi alguns jogos serem criados do zero… Mesmo se nosso jogo não ganhar (o que é provável….hehe) esse contest valeu muito a pena!  O nosso game não ficou exatamente como queríamos por que além dos problemas, não conseguimos aplicar todas as idéias que tínhamos em apenas 48 horas.

Uma coisa que me deixou muito feliz foi ter conseguido fazer esse jogo usando apenas Software Livre! Utilizamos Inkscape, Gimp, Allegro e GNU/Linux. O Croci utilizou Windows para compilar a versão windows do jogo, e não tivemos sequer um problema de compatibilidade entre plataformas.

Para quem quiser dar uma olhada no nosso game, pode baixar ele no GitHub (o código não está um dos melhores, mas leve em consideração que foi um contest de 48 horas…hehe):

Imagem de um robô e o nome Robotz Warehouse em cima

Imagem com várias pequenas caixas coloridas e uma garra indo em direção a elas

Código fonte
Download do pacote

  • executáveis no diretório bin

Old comments by: CrociDB, Lê, Karlisson, KILOCO / U2, Rofli Sanches de Souza | Not available anymore. :(