Encontro de numero 5 do Guru-sp

Foto do pessoal reunido com seus notebooks no encontro

Nesse sábado aconteceu o quinto encontro do Guru-sp! :)

O encontro estava marcado para as 10 da manhã com uma seção para iniciantes e começou as 10:30 ( sempre atrasa um pouquinho né? hehe ), já com um bate papo legal coordenado pelo @rafaelrosafu após uma breve apresentação de todos os participantes.

Rails para iniciantes

Nessa primeira seção tiveram muitas conversas interessantes sobre algumas filosofias Rails, como:

  • DRY
  • REST
  • TDD
  • Test all the Fucking Time
  • Skynny Controllers and Fat Models

e mais algumas outras coisas bem interessantes que fomentaram uma ótima discussão sobre quais os melhores padrões para se seguir quando se constrói uma aplicação Rails (sim, falamos tomando como base uma aplicação Rails), como utilizar plugins como o ResourceController (que tem seus prós e contras), manter seus scripts num lugar diferente da pasta scripts, que é a pasta padrão para scripts “internos” do Rails e tentar centralizar em uma pasta dentro de lib, além de usar Rake sempre que possível para essas tarefas ficarem organizadas e de fácil acesso.

Uma parada rápida para o almoço no Shopping e lá se vão mais de 20 programadores para comer a bater papo! :)

DataMapper

Após o almoço tivemos a palestra sobre DataMapper do @rafaelrosafu (olha ele aí novamente!) que explicou muito bem dando várias referências sobre o seu blog pessoal e como ele fez para utilizar o DataMapper ao invés do Active Record. O Rails é mais difícil de se sair do padrão, mas ficará mais simples de se escolher um ORM quando chegarmos ao Rails 3. Aproveitando o gancho de DataMapper eu falei um pouco de Sinatra dando alguns pitacos na condução do Rafael.

Git

Após a palestra de DataMapper passamos para uma palestra de Git com o Douglas (qmx), que foi muito interessante e participativa! Pegamos uma galera do grupo para fazer um scaffold e commitar no projeto para começar a ver coisas diferentes, como merges, rebases, mudanças de commit, e algumas outras coisas legais, como usar tags, procurar por um código em meio aos commits e outras coisas interessantes! =)

Levantamos a idéia de participar do Rails Rumble, aproveitando que o Diego Carrion estava conosco e comentou que a GoNow estava patrocinando 3 equipes para o evento, mas não conseguimos ter uma idéia legal para propor para o concurso.

Coding Dojo

Foto do vinibaggio guiando o código com a galera

E finalmente como ultima coisa do dia tivemos o nosso coding dojo, que era uma das coisas que eu mais estava esperando nesse econtro! O Vinicius Baggio “se ofereceu” (com um empurrãozinho meu…hahah) para ficar com o notebook ligado no datashow e conduzir o código. O dojo foi muito divertido com participação de todos da sala, o que sempre trazia novas idéias para fazer um código melhor e agregava conhecimento para todos. Fizemos TDD para construir umas classes simples de usuário. :)

Conclusão

Gostaria de agradecer ao André e o pessoal da Voice Technology por todo o apoio ao evento e ao grupo, com local, organização, fotos e mais várias outras coisas! Guys you Rock! :D

Infelizmente algumas pessoas não puderam aparecer, e outras apareceram por pouco tempo (o Marcelo Castellani), por motivos pessoais, mas espero que estejam presentes no próximo! :)

O evento realmente valeu a pena e aprendi muita coisa por lá, alem de conhecer muita gente interessante tambem! Agora é marcar os próximos e esperar que o grupo cada vez cresça mais e podemos fortalecer as amizades e conhecimentos!

Old comments by: Diego Carrion, Lê, ismair | Not available anymore. :(