Instalando modem 3G Claro USB E226 no Ubuntu

Após receber um modem Claro da empresa que eu trabalho atualmente eu fui fazer o processo de instalação no Ubuntu. Já tinha recebido a informação de um colega de trabalho de como fazer, e obviamente não foi nada difícil (o que que é difícil no Ubuntu? :)).

Vou descrever aqui o processo:

  1. Inserir o modem na entrada USB
  2. Vai aparecer um assistente de configuração simples ( Next Next Finish ), para você seguir e instalar.

Caso o assistente não apareça automáticamente (foi o meu caso), você pode acessá-lo clicando com o botão direito em cima do ícone de rede que fica ao lado do relógio e clicar em “Edit Connections” ou apertar Alt+F2 (ou o seu atalho para executar) e digitar nm-connection-editor.

Estando no editor de conexões basta clicar na aba “Mobile Broadband” e depois clicar em “Add”, que o assistente vai aparecer.

Quando terminar o processo com o assistente ( rapidinho ) o seu modem já estará instalado! :D

Para sua internet funcionar você só vai precisar mudar os endereços de DNS que não estarão corretos. Para alterar apenas clique em na conexão que você criou no “Edit Connections > Mobile Broadband”, e clique em “Edit”.

Após clicar em “Edit” digite a senha do seu usuário (se necessário) e siga para a aba IPV4 Settings. Nessa aba altere o campo DNS Settings para 208.67.222.222, 208.67.220.220.

Com isso você já vai conseguir navegar normalmente! :)

Old comments by: Lê, ronaldo, Rodrigues | Not available anymore. :(