Ubuntu 9.04

Hoje estou aqui para falar um pouco sobre o Ubuntu 9.04! :)

Alguns dias atrás eu postei no twitter que não estava satisfeito com o Ubuntu 9.04, e abaixo descrevo alguns dos motivos.

Primeiramente comecei tentando instalar ele pelo cd (para não ter que deixar o computador ligado mil horas baixando, e tambem por que tenho mais de 1 Ubuntu em casa, portanto mais de mil horas x 2) e não consegui…. Procurei várias informações, desabilitei os sources e deixei só o cd lá, e vários outros procedimentos, mas mesmo assim não tive sucesso, e por isso tive que deixar o notebook ligado fazendo download a noite inteira.

Ao terminar a instalação e reiniciar ele funcionou beleza! :)

Começando a brincar mais com o bichinho, eu descobri que o meu flash tinha bugado (para variar…), e as coisas que utilizavam ele estavam funcionando meia boca, sem contar que ainda tinha alguma coisa bizarra que funcionava como um flashblock, só que pior, por que quando eu clicava ele poderia funcioanar, ou não. ¬¬

Tentei relevar isso, mas quando fui fazer uns testes com o compiz, percebi que ele tambem não conseguia mais ativar os efeitos (tudo bem que eu nem uso… Mas gostaria que funcionasse pelo menos :P), retornando uma mensagem de que os efeitos não poderiam ser habilitados. :(

Estava meio sem tempo para perquisar sobre isso, então ficou assim por alguns dias, o que me deu um pouco de desânimo, e foi aí que postei no twitter aquele comentário.

Ontem eu resolvi tirar um tempinho para resolver esses problemas, e até que foi simples (como de costume)! ;)

Resolvendo problema do Flash no Ubuntu 9.04:

Eu percebi que estava usando um plugin free do flash, e vi comentários na internet que esse plugin não é tão bom como o da Adobe (mas funcionava muito bem no 8.10 :P), portanto resolvi desinstalar e instalar da Adobe:

1
2
sudo apt-get remove --purge swfdec-mozilla swfdec-gnome mozilla-plugin-gnash gnash
sudo apt-get install flashplugin-nonfree

E o flash já voltou a operar normalmente! :)

OBS: Se não conseguir resolver com o mesmo procedimento que eu usei, veja se consegue com um dos outros 3 procedimentos que tem no UbuntuGeek.

Resolvendo problema do compiz no Ubuntu 9.04:

Pesquisando mais sobre o meu problema eu achei esse bug no LaunchPad, com várias pessoas com o mesmo problema, e em um dos ultimos comentários tem uma dica que resolveu o meu! :)

A minha placa de vídeo estava na blacklist do compiz, e eu comentei o arquivo, deixando com que ela não fique mais blacklisted:

Abri o arquivo do compiz (que está em /usr/bin/compiz), comentei as linhas referente a minha placa de vídeo, salvei e reiniciei.

Depois de logar fui testar o compiz, e lá estava ele funcionando novamente! :D

É claro que eu já desabilitei os efeitos denovo por que não acho legal ficar trabalhando com eles, mas já está lá funcioanndo para fazer gracinhas! :P

Espero que seja útil para mais alguém.

Old comments by: Pedro Costa Neves, Jésus Lopes, Phoenix, Guilherme, yarlos, venancio, marilia, lucas moraes | Not available anymore. :(