Rails Summit Latin America

Como muitos sabem eu participei da Rails Summit Latin America e vou agora fazer uns comentários sobre o evento.

Vou dividir em 2 posts, um para cada dia, por que o assunto ficou bem extenso.

Minha intenção com a Rails Summit, alem de ver as ótimas palestras era de fazer um social network com a galera que eu só conhecia por nickname, e isso realmente foi difícil de fazer justamente por isso, reconhecer as pessoas pessoalmente sendo que só as conheço por nickname e avatar não é nada fácil.

Fazendo um pequeno resumo do pessoal que eu queria encontrar e encontrei:

Marcos Ricardo
Que tambem é um dos professores assistentes do Rubylearning.org junto comigo, e só o conhecia pelos foruns do Rubylearning. Essa foi uma grande oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, além de poder tirar fotos com ele e com o Akita para enviar para o Satish Talim

Dirs e Mauricio
Dois funcionários da Boo-box que eu conhecia por nome e trabalham aqui perto de mim ( teodoro sampaio ), que por sinal são muito gente boa! =)

Arthur Zaparolli (arthurgeek)
Conhecia por nome, já troquei e-mail com ele e foi mais um dos contatos que passaram a existir fisicamente! =)

Julio Monteiro (responsável pelo rubyonrails.pro.br), Davis Cabral e Ozeias Santana (responsáveis pelo podcast Railsbox)
Figuras do mundo Rails que só conhecia por nome e foi interessante conhecê-los pessoalmente! Galera bem divertida!

TaQ
Um figurão que eu conversava pela internet já faz um tempo e tive a oportunidade de conversar com ele um pouco! Tenho um estilo bem parecido com o desse cara…hahaha…Será que eu vou ser como ele qunado crescer? hahahahaha

Fabio Akita
Já tinha conversado com o Fabio no Google Developers Day e tive a oportunidade de conversar um pouco com ele na Rails Summit tambem, apesar de que ele estava bem apressado com a quantidade de coisas que tinha que se preocupar. :)

Carlos Brando
Conversei bem pouco, mas foi interessante conhecer mais um dos caras influentes no Brasil e responsável (junto com o Akita) pelo Rails Podcast Brasil.

Pessoal do Aprendendo Rails: Elomar França, Raul Souza Lima (Nihil), Juarez Filho, William Paixão, Thiago Freire
Essa galera eu já tive contato pelo aprendendo-rails e estava querendo conhecê-los pessoalmente já faz um tempo. Elomar França realmente se revelou como um dos grandes palestrantes da Rails Summit, falando sobre Grupos de discussão e aprendizado, onde comentou sobre o aprendendo-rails, o +web e outros grupos no gênero. Com muito humor e irreverência conseguiu mostrar para a galera que grupos é uma ótima forma de aprender… Parabéns Elomar! Raul tambem é de outro grupo que eu participo que é o ruby-sp, mas eu gostaria de ver mais gente do grupo por lá. **

OBS: Só depois eu fiquei sabendo que o Hugo tambem estava lá! ¬¬ Provavelmente eu esqueci alguem, mas com certeza eu não vou conseguir lembrar de todo mundo! ;)

Bem passando agora por essa parte de pessoal, vamos as palestras e reviews do evento em si:

Começamos com uma abertura do Fabio Akita e Gilberto Mautner (fundador da locaweb) comentando sobre o evento, as soluçoes da locaweb, como ela começou e tudo mais. Foi interessante para conhecer um pouco mais sobre a locaweb e viajar no tempo vendo o primeiro site deles…hehe

Deveriamos começar com o Chad Fowler, mas devido a alguns problemas de horários do David Heinemeier Hansoon, a conversa com ele por vídeo conferencia foi adiantada e começamos com ele antes. Tivemos uma conversa com O DHH (pois não foi bem uma palestra), onde ele comentou sobre as novas features do Rails e ficou aberto a perguntas do pessoal, que eram traduzidas para o ingles se necessário pelo Fabio Akita. Surgiram algumas perguntas quanto a thread safe nativo do Rails 2.2, como ficariam as questões de internacionalização quanto aos campos com “ç” e acentos, e todas foram bem respondidas pelo DHH. Foi interessante ter a oportunidade de conversar sobre o futuro do Rails.

Após isso tivemos a palestra do Chad Fowler ( que por sinal está bem diferente da foto dele que colocaram na chamada do evento….hehe ), que foi muito interessante!

Ele falou sobre ser “remarkable”, fez várias comparações com a musica, o que trazia um bom dinâmismo a palestra. Achei muito interessante a colocação dele quando mencionou os níveis de programadores: Iniciante, iniciante avançado, avançado e expert. Ele disse que mais de 50% dos programadores ficam na parte de iniciante avançado e não buscam ir mais a fundo em sua área de desenvolvimento para realmente ter um conhecimento mais amplo e profundo sobre o que ele está lidando. O Chad tambem comenta sobre projetos Open Source, dizendo para você ser crítico e reportar o que você vê de errado nos softwares, e melhor do que isso, como temos todo o código em mãos, podemos contribuir para o que não gostamos e tornar assim o software melhor.

Na próxima palestra George Malamidis e Danilo Sato falariam sobre REST e após assistir o comecinho da palestra eu decidi ver a palestra do Fabio Akita, que ia apresentar o Rails para iniciantes criando uma pequena aplicação e tudo mais. A palestra foi bem tranquila assim como todas as palestras de apresentação do Rails com criação de um pequeno blog e tudo mais, mas achei interessante que ele conseguiu demonstrar o uso de plugins, e nesse caso ele utilizou o active_scaffold, e foi bem interessante mostrar o que o Rails pode fazer rapidamente com plugins.

Terminando a palestra do Akita, enquanto entram na sala o pessoal da SurgeWorks, que participariam da palestra do Carlos Brando com o tema “Meu emprego foi para os EUA”, o Dr. Nic Williams estava começando sua palestra no auditório principal…

Tinha uma escolha difícil de palestras para fazer, e no fim das contas decidi assistir a palestra do Carlos, que desde quando ele anunciou o assunto já me interessei.

A palestra foi bem interessante, e ele comentou por que o trabalho dos brasileiros é bem cotado lá fora, e como se tornar um bom profissional para ser contratado, não ser apenas generalista ou apenas especialista, e sim ser um pouco dos dois, se especializando em algo mas não deixando de lado outras coisas, criar seu blog e escrever sobre um determinado assunto para mostrar que você existe e está ali publicando bom conteúdo, e mostrar seu código para que ele possa ser avaliado pelas pessoas que possam querer quem sabe lhe contratar.

Além da palestra em si, tivemos um momento muito interessante, que foi a seção de perguntas e respostas com o pessoal da SurgeWorks, onde toda a equipe poderia responder perguntas sobre como é trabalhar para uma empresa do exterior, e o Carl respondendo como empregador.

Surgiram perguntas muito interessantes que atormentavam muitas pessoas até hoje. As mais interessantes para mim foram essas:

Como receber

Primeiramente é bem recomendável receber como pessoa jurídica, pois pessoa física paga muitos impostos. Funciona da seguinte maneira (se estiver errado comente que eu edito, estou fazendo baseado em algumas anotações minhas sobre a palestra):

  • A empresa passa para o banco do brasil de lá
  • O dinheiro é transferido para o banco do brasil daqui ainda em dólar
  • Eles entram em contato com o setor cambial do banco para fechar a negociação da taxa de conversão
  • Depois disso o dinheiro cai na sua conta

Faculdade é importante?

Essa pergunta foi feita para o Carl e isso me serviu bastante pois tambem tenho essa dúvida. Carl respondeu que faculdade não é tudo, mas é um diferencial, pois muita coisa não dá para aprender se não tiver um professor ali te forçando a estudar, ou você nunca buscaria isso se realmente não fosse realmente necessário. Nessa pergunta surgiu uma frase que resume tudo e deixa lição para muitos alunos de faculdade:

Bons programadores se formam, mas faculdade não forma grandes programadores

Agora é a hora do Keynote do Chris Wanstrath, que pareceu um pouco nervoso, e eu não tenho muito o que comentar pois pode ser lido no keynote dele. (obrigado pelo link Dirceu).

Agora temos uma das partes mais divertidas do evento, que foi o momento desconferência, que foi nomeado “Birds of Feather”. Infelizmente não vou lembrar o nome de toda a galera que apresentou algo na parte de Birds of Feather, mas se você apresentou, ou souber quem apresentou, por favor comente! =)

Tivemos vários assuntos de todos os gostos: interessantes, curiosos, informativos, engraçados e etc…

  • Um que achei bem interessante foi sobre um projeto de impressora fiscal feito em Ruby, que não era web e sim desktop utiliando GTK ( quase certeza ), mas achei bem legal o conceito.
  • Outro que achei curioso foi o projeto do Ninh Bui (Phusion) que é um “compilador Brainfuck > ruby” que pega um código brainfuck, transforma em ruby e executa….haha
  • Outro projeto interessante que foi apresentado pelo cara do pagestacker (desculpa não lembrar seu nome) foi o footnotes-debug que é utilizado para ajudar no debug de aplicações rails. Ele cria um pequeno footer na sua página com vários links úteis para o debug, como: mostrar cookies, abrir código (apenas para Mac com textmate) e outras coisas que não me lembro de momento.
  • Um projeto que me animou bastante foi o projeto apresentado pelo demetrius nunes sobre GOSU para programação de jogos em Ruby! Sempre tive vontade de desenvolver jogos, e já ouço falar de Python para isso faz um tempo, mas não conhecia nada até entao para brincar com Ruby, portanto me deixou bem animado.
  • O Silvestre Mergulhao apresentou um projeto bem interessante de uso de bluetooth com Ruby e me atraiu bastante a atenção tambem pois bluetooth está na minha lista de coisas para brincar. ;)
  • E para fechar com chave de ouro meus comentários sobre o Birds of Feather, temos o Elomar França que falou sobre grupos de estudo. Com certeza o Elomar foi a grande revelaçao do Rails Summit, pois ele conseguiu apresentar de uma maneira bem divertida como os grupos de discussão podem ajudar no seu aprendizado, assim citando o +web que é o grupo que ele cordena na sua cidade, e o aprendendo-rails que é o grupo que ele participa cuja finalidade com ele mesmo diz “é bem fácil de se notar….aprender rails”.

Bem….E assim acaba o primeiro dia de Rails Summit! Estou terminando um post sobre o segundo dia e publicarei daqui a um ou dois dias. :)

Enquanto isso vocês podem ver os posts dos das pessoas que citei, pois quase todos eles postaram várias informações em seus blogs. Destaque para o Silvestre Mergulhao e o Fabio Akita que postaram muita coisa interessante.

Para quem quiser ver fotos eu coloquei todas as minhas no meu Picasa.

Old comments by: Raul Souza Lima, TaQ, Dirceu Pereira Tiegs, Marcos Ricardo, Elomar França, Carlan Calazans, Letícia, Letícia | Not available anymore. :(